Construção deve cair 11% no Brasil

By Fausto Oliveira02 June 2020

Brasil: mercado poco optimista

A construção brasileira teve uma retração de 2,4% no primeiro trimestre, na comparação com o último trimestre de 2019. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado a queda foi de 1%.

Mas de acordo com a economista especializada no setor Ana Maria Castello, da Fundação Getúlio Vargas, o número deverá vir pior no segundo trimestre.

A economista informou que a projeção para o primeiro era de que a construção caísse apenas 0,9%. “O mau resultado não surpreende devido ao impacto da pandemia sobre o mercado de trabalho”, diz a economista.

De acordo com Ana Maria Castello, a construção informal, familiar e realizada por pequenas empresas representa 40% do total do setor no país. Este segmento de mercado teve uma paralisação quase completa, devido à fortíssima baixa no nível de renda e aumento do desemprego.

As empresas construtoras de maior porte mantiveram seus canteiros de obra por terem sido consideradas atividades essenciais pelo governo. Mas a especialista afirma que o ritmo de trabalho diminuiu, tendo havido demissões de pessoal e afastamento de trabalhadores considerados de grupos de risco.

O nível de desemprego na construção caiu brutalmente no país. Entre março e abril, 13,2% da força de trabalho do setor perderam o emprego. Com tudo isto, a FGV prevê que o PIB da construção cairá 11% em 2020.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Dicas para maior eficiência de equipamentos
Quatro dicas testadas ao longo do tempo para aumentar o tempo de atividade
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL