Construção de moradias vive crise na Guatemala

By Fausto Oliveira11 October 2013

Guatemala

Guatemala

O setor da construção de moradia da Guatemala vive uma crise que está fazendo com que o número de construção de novas casas e apartamentos este ano seja 23% menor em relação ao ano passado.

De acordo com a Associação Nacional de Construtores de Moradia, em 2013 o setor entregará 17 mil novas unidades habitacionais, enquanto no ano anterior fez 21 mil.

Mas a figura pode ser pior se a comparação chega aos anos dos dois governo anteriores ao presidente atual, Otto Pérez Molina.

A Guatemala chegou a produzir 45 mil novas unidades habitacionais por ano, e mesmo quando o número não era tão alto a média ficava em 21 mil novos domicílios.

O setor culpa o governo pela crise. Na atual gestão, as taxas de juros subiram a 8% ao mês. Além disso, o governo criou um novo sistema de tributação das construtoras baseado em projeções de vendas futuras.

A soma das duas coisas, obviamente, subiu o preço dos imóveis e abriu caminho para a crise do setor.

Para tentar uma solução, a associação dos construtores entregará ao governo uma proposta ousada de redução da taxa de juros de 8% para 5%.

Calcula-se que na Guatemala 73 mil novos núcleos familiares se formam por ano, seja por casamento ou filhos que saem da casa dos pais. Não atender essa demanda pode piorar ainda mais a situação dos preços.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL