Construção de estradas verdes: Quais são os desenvolvimentos mais recentes?

17 January 2024

Ouça este artigo

Os fabricantes de construção de estradas estão pensando de forma verde quando se trata de materiais e combustíveis alternativos. A jornada para a emissão zero está em andamento e os desenvolvimentos em equipamentos e tecnologia estão cada vez mais avançados.

O setor da construção de estradas parece ser um dos mais ativos da indústria, com governos em todo o mundo a investir centenas de milhares de milhões em novas estradas e na sua manutenção.

O CEO de um dos maiores OEM do sector vê esta forte procura continuar no futuro, embora algumas regiões registem um crescimento maior do que outras.

“A perspectiva da indústria para o setor de construção de estradas atualmente prevê que permanecerá estável, mas também notamos uma forte demanda no segmento de estradas nos EUA, graças ao programa de investimento do governo em infraestrutura”, comenta o Dr. Volker Knickel , CEO do Wirtgen Group.

“Há sinais de recuperação no horizonte na China desde que o governo começou a lançar pacotes de estímulo. O mercado indiano saiu forte este ano e espera-se que esta tendência continue em 2024.”

Condições de mercado variadas

O CEO do Grupo Wirtgen afirma que há um bom desenvolvimento no mercado latino-americano, em particular no Brasil. Contudo, na Europa, as empresas de construção de estradas ainda estão “um pouco relutantes” em investir por razões como o aumento dos custos de construção de estradas e a hesitação devido a questões geopolíticas.

O asfalto Rubbermix é uma solução de borracha granulada que oferece uma opção alternativa de recuperação para pneus usados, incorporando-os em misturas asfálticas (Foto: Cemex UK)

“Estamos convencidos de que os projetos de construção de estradas podem ser realizados de forma rápida, econômica e sustentável com as tecnologias inovadoras, econômicas e sustentáveis do Wirtgen Group. Nossos clientes podem trabalhar com rentabilidade e, no final, isso também estimula o investimento em novos equipamentos”, afirma.

A Cemex trabalha com autoridades locais e governos em todo o mundo na construção de estradas e por isso está bem posicionada para comentar sobre o setor.

Marcelo Catala, vice-presidente de soluções de urbanização da Cemex EMEA, afirma: “Na nossa região EMEA, executamos operações de pavimentação no Reino Unido, Espanha, Polónia, Croácia, Egito e Emirados Árabes Unidos. Uma parte particularmente importante da nossa operação é o Reino Unido, onde fornecemos uma variedade de soluções de asfalto.

programa de recapeamento de estradas para redução de carbono , fornecendo nosso produto de asfalto neutro em carbono, Vialow Zero.”

Vertua da Cemex foi fornecido para o último troço da autoestrada A33. Um troço de 16 quilómetros, parte da autoestrada A33 que liga os municípios de Blanca, em Múrcia, e Fuente la Higuera, em Valência, pretende ser “a autoestrada mais inovadora e sustentável” de Espanha.

Catala afirma: “A solução foi um pavimento contínuo de concreto armado construído em duas camadas, escolhido pelo Ministério Nacional dos Transportes – proprietário da estrada – por ser o mais econômico em todo o ciclo de vida do pavimento; uma vida útil de 30 anos, embora esses pavimentos geralmente tenham vida útil de 50 anos ou mais.”

Klara Entlerova , especialista da MarCom para compactação pesada, compactadores de valas e compactadores tandem leves da Ammann, diz que a demanda tem sido consistentemente alta, globalmente, desde o fim das restrições associadas à Covid.

“Este aumento da procura pode ser atribuído a vários factores, incluindo investimentos governamentais em novos projectos rodoviários e na manutenção da infra-estrutura existente”, afirma Entlerova . “A pandemia afetou significativamente várias indústrias, mas observámos uma recuperação notável no setor da construção rodoviária durante este período, o que contribuiu para a elevada procura sustentada dos nossos serviços.”

Scott Pedersen, vice-presidente de engenharia, pesquisa e desenvolvimento da empresa norte-americana de tecnologia de pavimentação de concreto GOMACO, diz que tem havido um aumento na demanda por pavimentadoras, placers e máquinas de texturização e cura nos últimos anos, e sinaliza para o próximo ano são positivos.

Abaixando emissões

“A GOMACO acredita que a redução das emissões continuará a ser um factor importante no futuro. Lançamos a CC-1200e como a primeira máquina de meio-fio totalmente elétrica do mundo”, afirma Pederson. “Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 48 volts DC, que permite zero emissões de escapamento, vibrações reduzidas e zero ruído do motor.”

A Volvo CE exibiu suas máquinas elétricas na final anual do Clube de Operadores em outubro (Foto: Volvo CE)

Catala, da Cemex, concorda que a sustentabilidade e as emissões aumentaram em importância. “Nos últimos anos, temos visto mais atenção dada à sustentabilidade do que nunca, como uma empresa global de materiais de construção que trabalha em muitas áreas de produtos”, afirma.

“Acreditamos que a ação climática é o maior desafio do nosso tempo e a indústria da construção tem um papel claro a desempenhar neste esforço.”

A Cemex tem um programa “Futuro em Acção” que inclui uma estratégia de acção climática, definindo uma meta global para alcançar uma redução de 47% de CO2 por tonelada de material cimentício até 2030, em comparação com os níveis de 1990.

“As ações já resultaram na redução das emissões de CO2 em todo o nosso portfólio global em 30% desde 1990, e na Europa em cerca de 41%”, afirma Catala.

“Globalmente, atingimos uma taxa de substituição de combustíveis alternativos de 35%, com investimentos em toda a empresa para melhorar isso. Em dois anos, reduzimos as emissões específicas em 9%, uma redução que no passado demorou mais de uma década a ser alcançada.”

Motores eficientes e novas tecnologias

A redução de emissões também é cada vez mais importante para a Ammann, explica Entlerova . “Abordamos isso em diversas frentes. Primeiro, garantimos a utilização de motores e tecnologias eficientes; segundo, várias soluções que melhoram a produtividade.”

Ecodrop é uma iniciativa que abrange toda a linha de produtos Ammann, incluindo eficiência de combustível. A empresa também projetou máquinas que exigem níveis mais baixos de fluidos, economizando recursos naturais e “reduzindo drasticamente” os resíduos resultantes.

Entlerova afirma: “O sistema proprietário Ammann Compaction Expert (ACE) está disponível como opção. O sistema permite fácil monitoramento do progresso da compactação para os operadores e os ajuda a controlar o processo de compactação; cumprir as metas de compactação em menos passagens, o que queima menos combustível e emissões.”

A pavimentadora de concreto de quatro pistas Gomaco GP4 trabalhando em uma pista de aeroporto pavimentando 37,5 pés (11,4 m) de largura e 17 polegadas (432 mm) (Foto: GOMACO)

Fontes alternativas de energia, como eletricidade, podem ser esperadas na Ammann, bem como o uso de Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), um biocombustível feito a partir de resíduos. “O HVO foi aprovado para máquinas Ammann”, diz Entlerova . “É um passo rápido e fácil em direção às metas líquidas zero e reduz as emissões de gás CO2 em até 90%, sem custo adicional. O HVO é classificado como um diesel renovável.”

Este biocombustível também pode ser utilizado na maioria das máquinas Liebherr. A Liebherr-Werk Ehingen abastece seus guindastes móveis e sobre esteiras exclusivamente com combustível HVO desde setembro de 2021. A gigante industrial afirma que a fabricação de HVO é neutra para o clima se a eletricidade for gerada exclusivamente a partir de fontes de energia renováveis . Além disso, gera menos emissões do que uma máquina operada com combustível diesel fóssil.

O HVO é algo que a Wirtgen vê como uma ferramenta fundamental na luta do setor para reduzir as emissões. “Os combustíveis de transição como o HVO desempenharão um papel importante a curto e médio prazo na descarbonização dos locais de trabalho. Os motores diesel permanecerão no mercado durante anos, mas poderão funcionar com combustíveis alternativos sem combustíveis fósseis, quando disponíveis”, afirma o Dr.

Ele acrescenta: “Implementamos processos de produção econômicos, ecologicamente corretos e orientados para o futuro que garantem operações eficientes e econômicas em termos de recursos em todas as sedes da marca alemã e locais de produção internacionais”.

Sustentabilidade focada na tecnologia

Os veículos autónomos são uma realidade generalizada na agricultura – poderão ser tecnicamente possíveis na construção de estradas?

“Dois exemplos em que isso foi realizado são o AutoPilot 2.0 da Wirtgen, que já há algum tempo permite a pavimentação automática de perfis monolíticos, como barreiras de segurança de concreto ou meios-fios em torno de ilhas de tráfego”, diz o Dr. “Em segundo lugar, o novo sistema de direção automática Wirtgen AutoTrac , que permite dirigir recicladores ou estabilizadores de solo com base em uma faixa de referência previamente determinada.”

No entanto, o CEO é rápido em salientar que esta tecnologia “não serve para substituir o operador, mas para permitir-lhe fazer o seu trabalho ainda melhor”.

As máquinas da linha de produtos de compactação e-drive da Ammann produzem zero emissões e ao mesmo tempo proporcionam produtividade (Foto: Ammann)

A Trimble anunciou recentemente que concluiu seu primeiro teste de um compactador de solo totalmente autônomo em um local de trabalho ativo.

A Plataforma de Controle de Nivelamento da Trimble Earthworks para Compactadores Autônomos foi testada em um compactador de solo Dynapac CA 5000 no Projeto de Energia Limpa Local C, no Rio Peace, no nordeste da Colúmbia Britânica, Canadá.

Este é considerado um dos primeiros testes públicos da indústria de um compactador totalmente autônomo em um canteiro de obras ativo.

A Trimble afirma que a máquina totalmente autônoma completou 37 horas de trabalho real de compactação, operando ao lado de uma frota mista de compactadores, o restante dos quais operava o Sistema de Controle de Compactação Trimble CCS900.

Os dados de todas as máquinas – com e sem operador – foram entregues usando o software Trimble WorksOS , que está sendo usado como sistema de registro.

“O projeto do Local C foi o lugar perfeito para começar os testes reais do compactador de solo totalmente autônomo devido aos benefícios de custo e segurança que a autonomia trará para grandes projetos de infraestrutura como este no futuro”, disse Cameron Clark, diretor da indústria de terraplenagem do setor civil da Trimble. soluções de infraestrutura.

Para a Ammann, a eletrificação é a chave para novas tecnologias nos seus equipamentos de construção rodoviária. A sua eMission é descrita pelo fabricante como uma solução amiga do ambiente integrada nos seus equipamentos. Diz-se que os benefícios incluem zero emissões, maiores lucros através da redução dos custos de manutenção e “alto desempenho” devido à capacidade expansiva da bateria e à sua solução vibratória.

“Oferecemos vários produtos de compactação e-drive, incluindo compactadores, placas e um rolo tandem”, diz Entlerova .

Urbanização moderna

urbanização da Cemex está inovando para ajudar a enfrentar os desafios da urbanização moderna . “Temos investido fortemente no desenvolvimento de novas soluções utilizadas nas nossas operações de pavimentação de estradas em toda a Europa”, afirma Catala.

A Trimble concluiu seu primeiro teste de um compactador de solo totalmente autônomo em um local de trabalho ativo (Foto: Trimble)

Os produtos que levam a marca Ventura da empresa devem atender a critérios rigorosos de sustentabilidade, como a “inovação” do asfalto com baixo teor de carbono com um novo aglutinante de biocomponentes que retém o carbono no asfalto.

“Isto reduz a pegada de carbono do betume em até 250 quilogramas de CO2e quando comparado com o betume convencional, o que por sua vez reduz o CO2e no asfalto em até um terço”, explica Catala.

“A solução envolve a adição de componentes biogênicos projetados para garantir a compatibilidade do betume sem comprometer as características de desempenho do asfalto. O resultado final é um asfalto que pode ser reciclado, ao mesmo tempo que retém o biocarbono capturado.”

A empresa também procura formas de apoiar a economia circular através da utilização de materiais reciclados em soluções asfálticas, como uma solução que incorpora pneus usados em misturas asfálticas.

A GOMACO desenvolveu uma comunicação máquina-máquina que permite ao operador da pavimentadora ajustar a altura da pavimentadora e garantir que a pavimentadora tenha sempre a quantidade correta de material à frente da máquina.

“O projeto do Local C foi o lugar perfeito para começar os testes reais do compactador de solo totalmente autônomo devido aos benefícios de custo e segurança que a autonomia trará para grandes projetos de infraestrutura como este no futuro”, disse Cameron Clark, diretor da indústria de terraplenagem do setor civil da Trimble. soluções de infraestrutura.

Para a Ammann, a eletrificação é a chave para novas tecnologias nos seus equipamentos de construção rodoviária. A sua eMission é descrita pelo fabricante como uma solução amiga do ambiente integrada nos seus equipamentos. Diz-se que os benefícios incluem zero emissões, maiores lucros através da redução dos custos de manutenção e “alto desempenho” devido à capacidade expansiva da bateria e à sua solução vibratória.

“Oferecemos vários produtos de compactação e-drive, incluindo compactadores, placas e um rolo tandem”, diz Entlerova .

Urbanização moderna

urbanização da Cemex está inovando para ajudar a enfrentar os desafios da urbanização moderna . “Temos investido fortemente no desenvolvimento de novas soluções utilizadas nas nossas operações de pavimentação de estradas em toda a Europa”, afirma Catala.

Os produtos que levam a marca Ventura da empresa devem atender a critérios rigorosos de sustentabilidade, como a “inovação” do asfalto com baixo teor de carbono com um novo aglutinante de biocomponentes que retém o carbono no asfalto.

“Isto reduz a pegada de carbono do betume em até 250 quilogramas de CO2e quando comparado com o betume convencional, o que por sua vez reduz o CO2e no asfalto em até um terço”, explica Catala.

“A solução envolve a adição de componentes biogênicos projetados para garantir a compatibilidade do betume sem comprometer as características de desempenho do asfalto. O resultado final é um asfalto que pode ser reciclado, ao mesmo tempo que retém o biocarbono capturado.”

A empresa também procura formas de apoiar a economia circular através da utilização de materiais reciclados em soluções asfálticas, como uma solução que incorpora pneus usados em misturas asfálticas.

A GOMACO desenvolveu uma comunicação máquina a máquina que permite ao operador da pavimentadora ajustar a altura da pavimentadora e garantir que a pavimentadora tenha sempre a quantidade correta de material à frente da máquina.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL