Construção da linha de transmissão Bolívia-Argentina está 86% concluída

By Luciana Guimaraes23 December 2021

Com a perspectiva de exportar 120 megawatts de energia para a Argentina, a ENDE Corporación retomou a construção em território argentino da linha de força que faz parte do projeto “Juana Azurduy de Padilla”. Até o momento, a obra está 86% concluída.

A Empresa Nacional de Eletricidade (ENDE Corporation), por meio de sua subsidiária ENDE Transmission Argentina (ETASA), retomou nas últimas semanas a construção do trecho, em território argentino, da linha de força que faz parte do projeto “Juana Azurduy de Padilla 132 kV Bolívia - Argentina ”.

Até o momento, as obras estão 86% concluídas, o que, após a conclusão do projeto, permitirá à Bolívia exportar cerca de 120 megawatts de energia para o país vizinho.

Neste contexto, com o objetivo de avaliar o andamento deste projeto, nos últimos dias, o presidente executivo da ENDE Corporación, Marco Escobar, e a secretária de Minas e Energia de Salta, Flavia Royón, se reuniram na província argentina de Salta. .

Na ocasião, o representante do Governo da Argentina indicou que “estão muito honrados com a visita da diretoria do ENDE que desenvolveu um trabalho impecável para materializar este trabalho. Agradecemos todo o esforço despendido na realização deste projeto que irá melhorar o bem-estar dos habitantes das áreas abrangidas e responder à demanda de energia insatisfeita ”.

Por sua vez, Escobar disse que “é importante retomar as relações com o país irmão da Argentina depois da pandemia. Estamos prontos para concluir juntos a primeira etapa que inclui a linha de transmissão de 132 kV, uma obra que está se concretizando e só falta a implantação da linha em um pequeno trecho em território argentino ”.

O projeto inclui uma linha de 120,4 quilômetros (km) que ligará a Subestação Yaguacua (Bolívia) à Subestação Tartagal (Argentina); É composto por dois trechos, um em território boliviano e outro em território argentino. A Linha de Transmissão de 132 kV na Bolívia já foi concluída, enquanto uma obra semelhante está sendo construída no lado argentino e já está 86% concluída; 73,9 km: um trecho urbano de 7,8 km e outro rural de 66,1 km, informou o Ministério de Hidrocarbonetos e Energias.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL