Construção cresce 25,4% na Nicarágua em 2015
30 March 2016
O Banco Central da Nicarágua divulgou os dados econômicos consolidados de 2015, que mostram um crescimento especialmente bom do setor de construção. A construção nicaraguense cresceu nada menos que 25,4% no ano passado, o que contribuiu para o crescimento de 4,9% da economia em geral.
O espetacular crescimento da construção na Nicarágua reflete investimentos públicos e privados feitos em novos centros comerciais, hospitais, estradas e projetos de infraestrutura de saneamento e água ao longo do país centro-americano.
“Nós desde o ano passado vínhamos falando de íamos chegar a 17% ou até 20%, e as últimas ciras do Banco Central são de 25,4%. Confiamos que este número é bastante certo”, afirmou o presidente da Câmara Nicaraguense da Construção, Rodrigo Pereira.
Junto ao crescimento setorial, cresceu também a indústria de máquinas de construção. O setor de equipamentos cresceu 21,8% na Nicarágua em 2015.
Como em outras partes onde ainda se gera crescimento na construção ao longo da América Latina, também na Nicarágua o crescimento tem relação com o funcionamento do esquema de Parcerias Público-Privadas.
As expectativas da Câmara são positivas para este ano, que deverá continuar gerando muita atividade para o setor. Para melhorar ainda mais o cenário, a Nicarágua ainda vai começar as obras daquele que é o maior projeto de infraestrutura da América Latina, o Canal Interoceânico, orçado em US$ 40 bilhões.
Além desta iniciativa e a ativação de projetos menores, o governo da Nicarágua começou uma discussão para solicitar a entrada no acordo de comércio internacional conhecido como TPP (Parceria Transpacífico, na sigla em inglês). Se isso acontecer, será ainda mais movimento econômico para a economia nicaraguense.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

