Construção começa o ano em baixa no Chile
22 March 2017
Analisando os fatores de composição do índice, observou-se que a contratação de mão de obra teve em janeiro uma queda de 1,1% interanual, o que reflete a menor atividade setorial e uma piora na qualidade do trabalho.
O índice de vendas de provedores retrocedeu em janeiro 15% interanuais, acentuando a tendência à baixa que vem aparecendo nos últimos sete meses. Já o índice de despacho de materiais caiu em janeiro 10,2% em relação ao mesmo mês do ano passado, por uma menor provisão de barras de aço para concreto armado, cimento e ferragens.
Por outro lado, a atividade de empreiteiras generalistas caiu 1,5% interanual em janeiro, devido ao estancamento da atividade de obras civis e montagens industriais, item preponderante na composição deste indicador. A isso se soma a contração na atividade de movimentação de terra, o que antecipa um moderado desempenho do indicador no futuro próximo.
A aprovação de licenças de edificação continuou baixando tanto em termos gerais como no mês a mês. Segundo números preliminares, a superfície aprovada para edificação caiu em janeiro 24,4% interanuais, depois que no mês anterior registrasse uma variação positiva anual de 33,1%.