Construção colombiana procura estar na vanguarda do setor

(Foto: Conconcreto)

A constante inovação em plataformas e software tornou o planejamento e execução de projetos mais eficientes desde a fase de projeto, levando a construção a um novo patamar. Há poucas empresas que não estão utilizando tecnologias que permitam maior eficiência tanto em termos de tempo quanto de custos em suas operações cotidianas.

No final do ano passado, o Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas da Colômbia (DANE) determinou que o valor agregado do setor de construção cresceu 6,2%, o que foi uma boa recuperação em relação a 2020 e deixou números animadores para 2022.

Não é segredo que o país vem trabalhando há anos em grandes projetos de infra-estrutura rodoviária, modernização de aeroportos, portos e outras iniciativas (ver nota).

Neste contexto, e com a chegada de um novo governo (Gustavo Petro toma posse em 7 de agosto), a indústria está pedindo ao governo entrante que dê continuidade.

“Para nosso setor, é muito importante que haja continuidade nos programas de desenvolvimento e infraestrutura quando chegar a hora de uma mudança de governo. Esta não é uma circunstância menor; nos últimos anos, foram geradas iniciativas muito importantes que colocaram a Colômbia em um alto nível de investimento, quando comparado com outros países da região”, disse Ricardo Rodriguez, diretor regional de infraestrutura da Conconcreto, uma das principais empresas de construção da Colômbia e da região.

Ricardo Rodriguez, director regional de infraestructura de Conconcreto Ricardo Rodriguez, Diretor regional de Infraestrutura da Conconcreto. (Foto: Conconcreto)

Vale lembrar que os governos recentes têm se preocupado em manter o trabalho em questões como a modernização de aeroportos, portos, estradas 4G e vários programas sob uma continuidade que permitiu a estabilidade e a projeção da infra-estrutura e da construção. “Estamos otimistas que haverá continuidade nos investimentos em infraestrutura, bem como novas iniciativas de planos governamentais que facilitem a articulação dos diferentes atores e continuem apostando na produtividade do setor”, explicou Rodriguez.

O executivo também afirmou que existe a necessidade de analisar a regulamentação atual, já que - por exemplo - na gestão do licenciamento ambiental e outras licenças necessárias existem muitos procedimentos sob diferentes entidades que dificultam a execução destes, e exemplifica o caso do projeto de ampliação da terceira faixa da estrada Bogotá-Girardot, onde as licenças devem ser gerenciadas com cerca de 4 ou 5 entidades diferentes apenas para a questão ambiental, e que impede uma coordenação eficiente na execução dos projetos.

Na linha de frente

Embora os últimos anos tenham sido complexos para quase todos os setores, a indústria da construção encontrou uma maneira de continuar evoluindo, aproveitando o surgimento de plataformas tecnológicas que impulsionaram o imediatismo, gerando processos mais ágeis.

Da Conconcreto, isto significa que o componente de design dos projetos será mais articulado, ou seja, a digitalização será promovida - ainda mais - através de modelos BIM (Building Information Modelling), desta forma os designers trabalham a partir da mesma plataforma que permite ter projetos mais eficazes e eficientes, resultando em uma evolução na infra-estrutura.

Graças a este trabalho, a PropTech Latam reconheceu a organização como a melhor empresa de construção em seu compromisso com a inovação, sendo pioneira em pré-fabricação e industrialização, alavancando tecnologias como a impressão 3D em concreto e a modelagem BIM.

Sob este desenvolvimento, os trabalhos foram modelados com as melhores tecnologias e práticas de software, trazendo eficiência em todas as fases, como planejamento e execução. Desta forma, a organização gerou espaços e ferramentas como o Bimbau, uma plataforma digital que permite o acesso a materiais e recursos de forma ordenada e imediata, proporcionando valor agregado no ciclo de vida dos projetos de construção.

Além destes, há também uma cesta para mobilização de materiais, uma bancada móvel para elementos pré-esforçados, um sistema de arcada com conexões mecânicas, um dispositivo de conexão em L para elementos de construção e um sistema de modulação de materiais de construção (BIMOS).

“Um dos exemplos de inovação em infra-estrutura é a implementação de fundações utilizando estacas pré-fabricadas que nos permitem alcançar profundidades significativas no subsolo, melhorando as condições da solução geotécnica e permitindo economias, ao mesmo tempo em que torna o processo mais eficiente”, concluiu Rodriguez, uma vez que são soluções que estão sendo implementadas nos projetos do Transmilenio na Avenida 68, no cruzamento desta estrada principal com a Avenida El Dorado e a Avenida Suba em Bogotá, em aliança com a Soletanche Bachy Colombia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL