Construção Civil tenta conter geração de resíduos

Agentes envolvidos buscam reduzir os índices de descarte e aumentar a reutilização de materiais para conservar o meio ambiente e reduzir o consumo de insumos naturais

Segundo o Instituto Ethos, Organização Não Governamental (ONG) especializada em meio ambiente, a construção civil é a maior geradora de lixo e o destino correto do entulho produzido pela atividade deve ser a prioridade das cidades brasileiras. O segmento vem passando por diversas mudanças significativas.

Conscientização dos funcionários sobre a utilização desses materiais ajudaria no processo. Foto: Unyleya.

“As mudanças são positivas. Com o auxílio de novas metodologias como o BIM, no qual pode-se acompanhar todo o Ciclo de Vida do empreendimento e o desenvolvimento de softwares, que buscam otimizar os projetos, como por exemplo, aqueles que calculam a eficiência energética das edificações, o seu conforto térmico, o consumo de água, além do desenvolvimento de materiais que reutilizam ou reciclam os resíduos da Construção Civil contribuem para a manutenção da sustentabilidade”, revela Giovana Claude, professora nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Unyleya.

Mesmo que a consciência ambiental coletiva esteja aos poucos crescendo e as novas gerações pensando mais no futuro, ainda é preciso melhorar, pois este é um processo contínuo. “Por mais que haja na Academia e no Mercado estudos para reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos gerados pela Construção Civil, é necessário desenvolver a conscientização dos usuários, dos trabalhadores e mesmo dos fabricantes, pois atualmente alguns produtos estão sendo fabricados com baixa qualidade, aparentemente, devido a sua durabilidade. Antigamente as coisas duravam mais tempo. Hoje você já percebe um imóvel recém-reformado com defeitos, que podem ter sido causados tanto pela baixa qualidade dos materiais ou da mão de obra que executou o serviço”, relata.

Giovana explica que há muito desperdício nas obras, o que gera também maior quantidade de resíduos. Logo, as construtoras, por exemplo, deveriam realizar cursos voltados para a conscientização dos funcionários sobre a utilização desses materiais. Além de ensiná-los a classificá-los quanto ao que pode ser reutilizado na própria ou em outras obras e o que deve ser encaminhado para as Usinas de Reciclagem ou descartado de maneira segura para o Meio Ambiente - seguindo os critérios da resolução CONAMA 307/2002 - Art. 3.

Hoje existem diversas normas e leis que regulamentam sobre os resíduos gerados na Construção Civil. As principais são: a Lei 6.938/81 que instituiu o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, a de Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Resolução CONAMA 307/2002. Algumas normas sobre resíduos da construção civil foram elaboradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

“É necessário que as empresas mantenham um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, os quais constem o tipo e a quantidade dos resíduos gerados, também indique as práticas ambientalmente corretas para o manejo, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final desses resíduos. Logo, o descumprimento dessas normas pode acarretar a aplicação, inclusive de multas, que normalmente são determinadas por órgãos fiscalizadores específicos”.

Algumas soluções e projetos relacionados à sustentabilidade são comuns no mercado. Já faz um tempo que empreendimentos buscam obter os “Selos de Sustentabilidade”, que podem ser: Leadership in Energy and Environment Design – LEED, Selo Casa Azul, criado em 2009 pela CAIXA e o Selo Procel Edifica, criado em 2003 pelo Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações.

Apesar da permanência da geração de resíduos sólidos pela Construção Civil, devemos reconhecer que os agentes envolvidos estão buscando reduzir esses índices de descarte e aumentar os índices de reutilização e reciclagem desses materiais, a fim de conservar o Meio Ambiente e reduzir o consumo de insumos naturais. No Brasil, segundo Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição – ABRECON, já existem cerca de 310 usinas, que fazem o trabalho de separação e reciclagem (ABRECON, 2022).

As Universidades e Institutos de Pesquisas sempre estão pesquisando e desenvolvendo materiais sustentáveis ou outros que possam reutilizar resíduos diversos em suas composições, diminuindo assim, o descarte deles na natureza de maneira inconsciente e irresponsável.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL