Construção civil projeta fechar o ano com alta de 3,5%

Em alta demanda no mercado, a construção civil teve um crescimento significativo em 2022. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) projeta alta de 3,5% para o setor.

Foto: AdobeStock by Eduardo Augusto

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), o volume de vendas de materiais de construção chegou a 2,9% nos últimos 12 meses. De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, “o recente salto da construção civil no ano de 2022 se deve a uma baixa de demanda no setor, gerando uma valorização do produto, abrindo portas para inúmeros projetos no mercado”.

Os resultados publicados pelo IBGE perceberam uma boa relação dos custos médios e índices por áreas geográficas. Conforme o levantamento, em setembro, este índice variou 13,11%, o que fez com que o preço por metro quadrado construído chegasse a R$999,96. A mão de obra também teve valorização gradativa em 2022.

De acordo com o levantamento, em abril o número-índice do custo médio por metro quadrado foi de 983,53, e em setembro esse indicativo chegou a 1.056,09. “O setor da construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. E tem apresentado uma recuperação vigorosa desde o início da fase de reabertura”, avalia a especialista. A construção civil é um motor importantíssimo para o desenvolvimento econômico do país. Ele é um dos grandes vetores da geração de empregos diretos e indiretos, além de movimentar diversos setores que fazem parte deste mercado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL