Construção civil é essencial para o avanço do Brasil em 2023

By Luciana Guimaraes10 November 2022

Reconhecida pelo governo brasileiro como atividade essencial na pandemia, a construção civil foi um dos motores da economia do país nos últimos dois anos. Enquanto outros setores entraram em declínio, o segmento mostrou resiliência, mantendo-se aquecido e preservando empregos.

Os reflexos geraram repercussão positiva no PIB (Produto Interno Bruto) e no crescimento do emprego formal. Segundo dados da Empregos.com.br, um dos maiores portais de recrutamento e seleção do país, estão abertas no momento 1.928 vagas no setor da construção civil.

A mão de obra também foi valorizada em 2022. De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em abril o número-índice do custo médio da mão de obra por metro quadrado foi de 983,53, e em setembro esse indicativo chegou a 1.056,09.

Segmento se manteve firme durante a pandemia. Foto: IBGE

De acordo com a especialista Tatiana Fasolari, vice-presidente da Fast Engenharia, maior empresa da América Latina especializada em overlays, “o setor da construção civil mostrou resiliência durante o período de isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. E tem apresentado uma recuperação vigorosa desde o início da fase de reabertura”.

A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) projeta alta de 3,5% para o setor em 2022. O percentual está acima da expectativa de crescimento da economia para o ano, estimado em 2,65% segundo Pesquisa Focus.

Para Tatiana a construção civil é essencial para o avanço do país em 2023. “O setor é um motor importantíssimo para o desenvolvimento econômico do país. Ele é um dos grandes vetores da geração de empregos diretos e indiretos, além de movimentar diversos setores que fazem parte deste mercado”, comenta.

A construção também colabora para o atingimento de metas climáticas. Segundo dados do Mapa das Construtechs e Proptechs, o segmento cresceu 235% nos últimos 5 anos no Brasil, projetando inovações de tecnologia voltadas à sustentabilidade.

As smart homes sustentáveis melhoraram a relação das pessoas com as suas casas e áreas condominiais. “As evoluções tecnológicas são necessárias para equilibrar os ambientes modernos em que vivemos, em conjunto com as necessidades sustentáveis atuais”, finaliza a especialista.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL