Construção chilena cai 5% interanuais em junho

17 August 2017

O Índice Mensal de Atividade da Construção do Chile (Imacon), elaborado pela câmara da construção do país, retrocedeu 5% interanuais em junho, acumulando assim dez meses seguidos de variações negativas. Foi o que informou Javier Hurtado, gerente de estudos da associação, que afirmou também que “o desempenho setorial continua consistente com o escasso crescimento da atividade econômica e o pessimismo da confiança dos empresários, com o que persiste a desaceleração na maioria dos sub-indicadores de atividade”. 

Sergio Toretti, presidente da CChC, disse que “nos preocupa a pouca entrada de novos projetos de investimento, pelo efeito que isto gera no restante da economia. É urgente tomar ações imediatas para reimpulsionar o crescimento econômico e não esquecer da parceria público-privada na hora de definir uma estratégia que opere como motor do desenvolvimento do país”. 

Em termos de sub-setores da atividade, a maior queda foi apresentada pelo índice de despacho de materiais, que percebeu queda interanual de 10,2%, seguido pelo índice de vendas de provedores, que diminuiu 8,3% interanual em junho. Por sua vez, a contratação de mão de obra observou uma queda anual de 4,1%. 

Por outro lado, a atividade de empreiteiras gerais percebeu alta de 7% interanual em junho, o que segundo a CChC está em linha com a leve recuperação da atividade de obras civis e montagens.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL