Construção cai por quinto ano no Brasil

01 March 2019

Com queda de 2,5% em 2018, CBIC afirma que a perda acumulada já chega a 27,7%.

monorriel sao paulo

Infraestrutura é o que move o setor

Com a divulgação do PIB oficial do país em 2018, verificou-se que o crescimento geral da economia ficou abaixo do esperado: 1,1%. No que diz respeito à construção, o cenário foi ainda mais decepcionante, pois se registrou o quinto ano de queda consecutiva do setor. A construção brasileira caiu 2,5% no ano passado, acumulando nestes últimos cinco anos uma perda de 27,7%, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A participação da indústria da construção se reduziu também em números específicos da economia. Em 2018, sua participação no total do investimento feito no país caiu de 57% para 47%. A participação da construção no total do PIB caiu de 4,8% a 4,5%. Entre os setores considerados como parte da Indústria, a construção saiu de 22,4% a 20,6%.

Tanto para o IBGE como para a CBIC, o resultado continuamente ruim da construção no país se deve à paralisia das obras de infraestrutura.

“A Infraestrutura sempre foi muito dependente dos investimentos públicos, que minguaram desde 2014 de forma crescente. E o modelo de investimentos em parceria com o capital privado (concessões, PPPs) não conseguiu ainda deslanchar de modo satisfatório, seja por despreparo da administração pública, como também pela ausência de mecanismos adequados de financiamento de longo prazo”, disse o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

obras brasil

Sem estímulos, setor não se recupera

O retorno da confiança empresarial e o ajuste fiscal que vem sendo feito no Brasil não são suficientes para dinamizar o setor de construção. “Apesar da redução das incertezas e da recuperação da confiança do consumidor e dos empresários, o investimento e o mercado de trabalho ainda estão fracos”, diz o economista da CBIC Luis Fernando Melo Mendes.

O representante afirma que são necessárias medidas de estímulo ao setor, que sem elas não poderá recuperar um ritmo de crescimento mais acelerado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL