Construção cai por quinto ano no Brasil

By Fausto Oliveira01 March 2019

Com queda de 2,5% em 2018, CBIC afirma que a perda acumulada já chega a 27,7%.

monorriel sao paulo

Infraestrutura é o que move o setor

Com a divulgação do PIB oficial do país em 2018, verificou-se que o crescimento geral da economia ficou abaixo do esperado: 1,1%. No que diz respeito à construção, o cenário foi ainda mais decepcionante, pois se registrou o quinto ano de queda consecutiva do setor. A construção brasileira caiu 2,5% no ano passado, acumulando nestes últimos cinco anos uma perda de 27,7%, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A participação da indústria da construção se reduziu também em números específicos da economia. Em 2018, sua participação no total do investimento feito no país caiu de 57% para 47%. A participação da construção no total do PIB caiu de 4,8% a 4,5%. Entre os setores considerados como parte da Indústria, a construção saiu de 22,4% a 20,6%.

Tanto para o IBGE como para a CBIC, o resultado continuamente ruim da construção no país se deve à paralisia das obras de infraestrutura.

“A Infraestrutura sempre foi muito dependente dos investimentos públicos, que minguaram desde 2014 de forma crescente. E o modelo de investimentos em parceria com o capital privado (concessões, PPPs) não conseguiu ainda deslanchar de modo satisfatório, seja por despreparo da administração pública, como também pela ausência de mecanismos adequados de financiamento de longo prazo”, disse o vice-presidente de Infraestrutura da CBIC, Carlos Eduardo Lima Jorge.

obras brasil

Sem estímulos, setor não se recupera

O retorno da confiança empresarial e o ajuste fiscal que vem sendo feito no Brasil não são suficientes para dinamizar o setor de construção. “Apesar da redução das incertezas e da recuperação da confiança do consumidor e dos empresários, o investimento e o mercado de trabalho ainda estão fracos”, diz o economista da CBIC Luis Fernando Melo Mendes.

O representante afirma que são necessárias medidas de estímulo ao setor, que sem elas não poderá recuperar um ritmo de crescimento mais acelerado.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL