Construção brasileira volta a criar empregos

26 August 2019

A indústria de construção brasileira parece finalmente ter começado sua recuperação, ainda que de forma tímida. Dados recentes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostram que o setor voltou a criar empregos. Foram 18.721 novos postos de trabalho em construção no país no mês de julho.

O saldo positivo veio a somar-se a números anteriores, consolidando assim um saldo positivo na criação de empregos no primeiro semestre, quando no país inteiro foram geradas 77.481 novas vagas de trabalho em obras.

O número de julho refletiu uma criação total de 131.726 vagas de emprego, menos a demissão de 113.005 empregados.

O total de pessoas empregadas no setor de construção do Brasil em julho era de pouco mais de 2 milhões. O número continua sendo muito abaixo dos mais de 3 milhões de trabalhadores empregados na construção ao longo dos anos anteriores à crise econômica.

O conjunto de fatores que vem movimentando para cima o setor de construção do Brasil se compõe pela queda da taxa básica de juros, a aprovação da reforma da Previdência e a expectativa de aprovação de uma reforma tributária.

Até o momento, entretanto, tudo se resume a obras de edificação nas cidades. À parte o setor imobiliário, a infraestrutura continua desmobilizada. Sem as grandes obras, o setor deverá continuar em lenta recuperação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL