Construção brasileira se afunda no pessimismo

By Fausto Oliveira25 January 2016

A pesquisa periódica realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com empresas que participam da indústria brasileira da construção confirma que o setor terminou 2015 com profundo pessimismo e intensa queda na atividade.

O sistema da CNI é baseado numa metodologia de pontos através da qual o número 50 funciona como zero. Abaixo de 50, o dado é considerado negativo.

Assim, a última pesquisa feita com a construção brasileira mostra que o índice de atividade em dezembro estava em 33,3 pontos, e vinha caindo desde os meses anteriores (36,3 em novembro e 36,7 em outubro).

Por sua vez, o nível de emprego alcançou 33 pontos na pesquisa de dezembro, contra 35,7 em novembro e 35,6 em outubro.

A expectativa do setor para o primeiro semestre, pesquisada já em janeiro, revelou que a construção brasileira está pessimista. A sensação de pessimismo se reflete em 37,7 pontos em janeiro contra 39,3 pontos em dezembro.

Recentemente, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção mostrou que o setor terá registrado uma queda de 8% em 2015. O índice oficial de empregos do Brasil, recém divulgado pelo Ministério do Trabalho, foi de cerca de 1,54 milhão de empregos perdidos em 2015. Cerca de um terço deles se perdeu na indústria da construção.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL