Construção argentina cai 4,2%

By Construção Latino-Americana12 November 2018

O índice interanual de setembro reflete a maior queda desde fevereiro de 2017. A crise econômica desatada em abril, continua trazendo más notícias.

A combinação entre desvalorização, inflação e resseção que afeta a Argentina refletiu-se no índice da atividade da construção. Segundo o Instituto de Estadística oficial do país (INDEC), setembro teve a queda mais forte dos últimos 20 meses e, mesmo que o resultado acumulado continua sendo positivo devido ao bom desempenho de princípios de 2018, a crise parece ter chegado para ficar, ao menos por um tempo. Junto com essa cifra, está a inflação de setembro, que chegou a 6,5% e a queda de 17,3% na venda de insumos para a construção, registrada em outubro pelo Grupo Construya.

O programa de restrição monetária que o país fechou com o FMI tem o objetivo de equilibrar o déficit fiscal, mas, segundo a maioria dos analistas, está produzindo uma forte recessão. O esquema conteve a desvalorização do peso argentino, que atingiu 50% em 2018, no entanto, a taxa de juros anual estabelecida pelo Banco Central foi superior a 65%. O encarecimento do financiamento já se refletiu em faltas de pagamentos e diminuição dos investimentos.

Nesse contexto, com a queda dos fundos públicos disponíveis, os projetos de parcerias público-privadas (PPPs) são especialmente relevantes na obra pública do Governo de Mauricio Macri. O orçamento de 2019 prevê 80 projetos no valor de US$ 242 milhões. Sem facilidades financeiras à vista, o setor privado deverá dobrar esforços para que esses projetos sejam executados.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL