Construção cresce 25,4% na Nicarágua em 2015

By Fausto Oliveira30 March 2016

nicaragua bandera

nicaragua bandera

O Banco Central da Nicarágua divulgou os dados econômicos consolidados de 2015, que mostram um crescimento especialmente bom do setor de construção. A construção nicaraguense cresceu nada menos que 25,4% no ano passado, o que contribuiu para o crescimento de 4,9% da economia em geral.

O espetacular crescimento da construção na Nicarágua reflete investimentos públicos e privados feitos em novos centros comerciais, hospitais, estradas e projetos de infraestrutura de saneamento e água ao longo do país centro-americano.

“Nós desde o ano passado vínhamos falando de íamos chegar a 17% ou até 20%, e as últimas ciras do Banco Central são de 25,4%. Confiamos que este número é bastante certo”, afirmou o presidente da Câmara Nicaraguense da Construção, Rodrigo Pereira.

Junto ao crescimento setorial, cresceu também a indústria de máquinas de construção. O setor de equipamentos cresceu 21,8% na Nicarágua em 2015.

Como em outras partes onde ainda se gera crescimento na construção ao longo da América Latina, também na Nicarágua o crescimento tem relação com o funcionamento do esquema de Parcerias Público-Privadas.

As expectativas da Câmara são positivas para este ano, que deverá continuar gerando muita atividade para o setor. Para melhorar ainda mais o cenário, a Nicarágua ainda vai começar as obras daquele que é o maior projeto de infraestrutura da América Latina, o Canal Interoceânico, orçado em US$ 40 bilhões.

Além desta iniciativa e a ativação de projetos menores, o governo da Nicarágua começou uma discussão para solicitar a entrada no acordo de comércio internacional conhecido como TPP (Parceria Transpacífico, na sigla em inglês). Se isso acontecer, será ainda mais movimento econômico para a economia nicaraguense.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL