Consórcio chinês disputa sozinho TAV mexicano

By Fausto Oliveira16 October 2014

Tren Alta Velocidad

Tren Alta Velocidad

A segunda maior construtora do mundo, a China Railway Construction Corporation, lidera o único consórcio que apresentou propostas técnica e econômica para a obra do primeiro trem de alta velocidade da América Latina, a linha Cidade do México-Querétaro.

Do mesmo grupo participam empresas locais que são subsidiárias da China Railway: Constructora GIA, Prodemex, TEYA e GHP. O consórcio apresentou proposta de levar a cabo o projeto por US$ 4,37 bilhões, o que pressupõe 35% a mais do que o orçado pela Secretaria de Comunicações e Transportes do México.

A decisão de adjudicar a obra e a concessão de operação a este consórcio será conhecida no dia 3 de novembro. Como se sabe, o governo pode não aceitar a única proposta e convocar outro processo de licitação. Em caso de adjudicação, as obras devem começar poucos dias depois, com previsão de entrega em 2017.

Com 210 quilômetros de linha planejada, o trem servirá a cerca de 23 mil passageiros diariamente, com uma velocidade média de 300 quilômetros por hora. Calcula-se que sua construção gere 60 mil postos de trabalho.

O projeto de trem de alta velocidade entre a capital mexicana e a cidade de Querétaro despertou o interesse de muitas grandes empresas globais, tais como Siemens, Bombardier, CAF e Mitsubishi. A maioria terminou enviando cartas de desculpas por não apresentar suas propostas.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Perspectivas econômicas e de construção para a América Central
Scott Hazelton, da IHS Markits, fornece uma análise profunda da situação atual nos países da América Central.
Escavadeiras: Novas energias
Grandes equipamentos estão procurando maneiras de se tornar mais eficientes, produtivas e com menor impacto sobre o meio ambiente.
Versatilidade de carga
Compactas ou enormes, estas máquinas estão ganhando terreno nos principais locais de terraplenagem ao redor do mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL