Conjuntos móveis proporcionam versatilidade a operações de britagem e peneiramento

Equipamentos são mais versáteis.

As plantas móveis de britagem e peneiramento têm se revelado como alternativa eficiente para a indústria de agregados, em relação às usinas fixas.

A possibilidade de levá-las para realizar o beneficiamento do material no local da obra é fator relevante para reduzir custos com o transporte de agregados, em projetos de infraestrutura e trabalhos temporários, como pavimentação de vias, construção de barragens e hidrelétricas, execução de estações de metrô, além de pedreiras e mineradoras.

Uma das vantagens é a mobilidade nos locais de produção. Foto: ATHOX

Montados sobre esteiras para possibilitar fácil mobilidade nos locais de produção, equipamentos são versáteis e amplamente utilizados na indústria de agregados, reciclagem de concreto, operações de mineração, podendo inclusive substituir sistemas estacionários de britagem ou ser adicionado ao processo para otimizar os custos de transporte.

Um exemplo é o Conjunto Móvel de Peneiramento, da ATHOX Mining Solutions, que é montado em estruturas de fácil mobilidade. Ele é versátil, indicado tanto para classificação final quanto para processo de lavagem e classificação intermediária de materiais como minérios, areia, brita, pedra e outros.

Paulo José Alves dos Santos, diretor de engenharia e inovação da Athox Mining Solutions, explica que a flexibilidade e a mobilidade estão entre as principais vantagens da aplicação desses equipamentos. “Além da possibilidade de utilizá-los dentro de uma mesma obra, os conjuntos podem ser configurados para cumprir funções distintas. A possibilidade de britar em vários locais de trabalho, por exemplo, é apreciada por diferentes empresas e prestadores de serviço, que podem deslocar os conjuntos para onde o material virgem está e economizar na operação”, diz. Já as plantas fixas requerem ampla frota de caminhões para serem alimentadas.

Eficiência para triturar rochas

De acordo com Paulo, o conjunto de britagem trabalha com os Britadores de Impacto Horizontais ATHOX (HSI) utilizados em operações de agregados devido à alta qualidade, produto cúbico e altas capacidades em um só equipamento. “As plantas com britadores são a solução adequada para quem procura combinar alta capacidade de britagem com boa cubicidade do produto final. Os britadores móveis são eficientes na trituração de rochas e materiais para reciclagem e trabalhos que requerem alta capacidade contínua”, reforça.

Os principais benefícios dos conjuntos móveis são: equipamento de grande capacidade, composto por alimentador vibratório independente de material de limpeza, correias transportadoras, sistema de movimentação e gerador diesel para acionamento do equipamento.

Em novos empreendimentos, a escolha por plantas móveis tem o potencial de proporcionar diferentes ganhos, como o tempo de startup dos equipamentos. “Enquanto as fixas demandam longos prazos para obtenção das licenças de operação, busca por energia elétrica, execução da obra civil e montagem, os móveis precisam, basicamente, apenas de ajustes e conferências. Nas fixas, a conclusão de todas as etapas pode demorar até um ano e meio, enquanto uma planta móvel inicia a operação em cerca de seis meses”, arremata Paulo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL