Conformidade com KPIs na mineração e o papel dos fornecedores de mineração

Por Macarena Vallejo, Diretora de Marketing e Sustentabilidade para América do Sul da Metso

As plantas de processamento mineral estão sujeitas a múltiplas variáveis que afetam sua produtividade, segurança e operação contínua. A manutenção da produção não depende apenas da qualidade dos equipamentos, mas também da ótima operação, manutenção e revisão constante dos processos, onde o cumprimento dos indicadores de desempenho é essencial para garantir uma rentabilidade constante ao longo do tempo.

Macarena Vallejo Macarena Vallejo. (Foto: Metso)

No estudo “Perspectiva, Análise de Risco na Indústria Mineira” (2023), da GEM, empresa de consultoria especializada em mineração, constata-se que “nos últimos anos, a indústria mineira tem enfrentado diversos desafios. Um deles, associado a um impacto económico significativo, é o cumprimento das metas de produção e a materialização do Valor Presente Líquido (VPL) planeado dos projetos. O não cumprimento dos objectivos propostos a nível planeado ou determinístico resulta em perdas significativas para as empresas mineiras, pelo que é relevante saber a razão pela qual as metas produtivas e/ou económicas não são cumpridas. O acima exposto, a fim de reduzir desvios futuros do que foi planejado.”

É aqui que os fornecedores de mineração desempenham um papel crucial. Embora tradicionalmente fosse exigida das mineradoras a disponibilidade de equipamentos, serviços, peças e peças, atualmente também se espera que elas tenham maior envolvimento nas metas de produção e na continuidade operacional dos locais. Sua especialização pode ir desde o diagnóstico para detectar vulnerabilidades ou deficiências em equipamentos ou processos, até levá-los além da redução de custos ou da confiabilidade esperada em seu projeto original.

Uma visão abrangente dos processos da planta

Um fornecedor de mineração de classe mundial pode avaliar, formular e executar uma estratégia de manutenção junto com os especialistas e gestores de uma unidade de mineração, projetando soluções integradas que incluem serviços especializados de controle de processos, gestão de manutenção, monitoramento remoto, gestão de ativos e de peças de reposição, modernizações , digitalização e automação de processos, treinamentos e capacitações.

No fornecimento de equipamentos, um fornecedor de mineração pode investir em Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolver equipamentos específicos e especializados para as novas necessidades da indústria de mineração, tarefa mais complexa para um operador ou grupo de mineração cujo foco é manter ou aumentar a produção. rentável no curto, médio e longo prazo. Os próprios OEMs também podem fornecer consultoria técnica para o correto funcionamento destes equipamentos, com base em seu conhecimento especializado como fabricantes.

Esta visão holística de especialistas em manutenção e operação de fornecedores especializados tem efeitos específicos em pontos tão relevantes como a redução de paragens não programadas, uma utilização mais eficiente de recursos críticos, menos reparações e a renovação tecnológica de equipamentos com vários anos ou mesmo décadas de existência. existência através de atualizações .

Podem também contribuir de forma muito relevante para os indicadores de desempenho ambiental das unidades mineiras, uma vez que muitas delas desenvolvem e implementam serviços e tecnologias baseadas na inovação, que têm permitido uma utilização mais eficiente e sustentável de recursos como energia e água. Um exemplo claro é o caso da mineração chilena, onde os fornecedores têm contribuído para a massificação de energias renováveis e limpas como a solar e a eólica, bem como para a implementação da economia circular (com a reciclagem de peças de desgaste). água do mar dessalinizada em processos de plantas de concentração.

Um dos desafios futuros da mineração chilena é converter fornecedores em parceiros estratégicos, já que, como bem resumiu o presidente do Comitê de Fornecimento Responsável da Sociedade Nacional de Mineração, Daniel Torreblanca, na cerimônia de premiação do Ranking, de Fornecedores de Mineração 2023, “ o sector das empresas fornecedoras mineiras é fundamental para o desenvolvimento da indústria, uma vez que estão totalmente integradas em toda a cadeia de valor da produção mineira (…) as empresas mineiras “Devem estabelecer novas práticas na forma de ligação com as empresas fornecedoras, de forma a para facilitar a colaboração entre ambos.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL