Confiança e conformidade no setor da construção civil depende da maturidade do compliance

O compliance, tradicionalmente associado à conformidade com regulamentações e normas, está se tornando um pilar fundamental em diversos segmentos de mercado, inclusive no de construção civil.

Programas de compliance bem estruturados ajudam as empresas a construir confiança com seus clientes, funcionários, investidores e a sociedade em geral. Eles demonstram um compromisso com padrões éticos, minimizam riscos operacionais e legais, e contribuem para a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Empresas de Construção Civil devem se atentar à conformidade com legislação. Imagem Freepik

À medida que a sociedade e os reguladores se tornam mais atentos às práticas empresariais, o compliance se torna não apenas uma necessidade, mas também uma estratégia de negócios inteligente. Empresas que investem em programas de compliance eficazes estão melhor preparadas para enfrentar desafios emergentes e prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais ético e regulado.

O setor de construção civil, por exemplo, é altamente regulamentado devido às preocupações com a segurança, qualidade e impacto ambiental das obras. Alguns dos principais desafios enfrentados atualmente são:

  • Segurança no trabalho: a construção civil envolve riscos significativos de acidentes no local de trabalho. Não cumprir as regulamentações de segurança no trabalho pode resultar em lesões graves ou fatais para os trabalhadores, bem como em multas substanciais e ações judiciais.
  • Regulamentações ambientais: o setor de construção civil está sujeito a regulamentações rigorosas relacionadas à gestão de resíduos, proteção da qualidade da água e mitigação de impactos ambientais. Violações dessas regulamentações podem levar a multas e interrupções nas obras.
  • Licenciamento e permissões: Obter os licenciamentos e permissões necessários para uma obra é fundamental. Construir sem as devidas autorizações pode levar a paralisações, multas e ordens de demolição.
  • Ética e Corrupção: O setor de construção enfrenta riscos de corrupção, suborno e conluio. Empresas que não adotam práticas éticas podem enfrentar ações legais, multas e perda de contratos.
  • Contratos e Subcontratos: Violações de contratos, atrasos na entrega e problemas de subcontratação podem resultar em litígios e perdas financeiras.

“Para mitigar esses riscos de compliance, as empresas de construção devem investir em programas de conformidade robustos, treinamento de funcionários e monitoramento constante das práticas de construção. O cumprimento adequado das regulamentações não apenas evita penalidades legais, mas também ajuda a proteger a segurança dos trabalhadores, a qualidade das construções e a reputação da empresa. Além disso, a adoção de tecnologias avançadas de gerenciamento de projetos e conformidade pode melhorar a eficiência operacional e ajudar na documentação adequada das atividades de construção”, destaca Marcelo Erthal, CEO da clickCompliance.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL