Confiança da construção registra crescimento em fevereiro
By Luciana Guimaraes02 March 2023
Pessimismo que contaminou o setor desde outubro diminuiu significativamente em fevereiro, em um movimento liderado pelo segmento de Edificações, que reagiu de forma positiva ao anúncio de retomada do Programa Minha Casa Minha Vida.
Depois de quatro meses de queda, o Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou crescimento de 0,8% em fevereiro. Os dados, divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), indicam queda de 0,4 ponto em médias móveis trimestrais. Com o resultado, o índice atingiu 94,4 pontos.

O ICST é calculado por meio da média aritmética entre o Índice da Situação Atual (ISA-CST) – que recuou 1,7 ponto, para 93,4 pontos, representando o menor nível desde maio (92,5) – e o Índice de Expectativas (IE-CST) – que avançou 3,4 pontos, para 95,6 pontos, representando o maior nível desde outubro (103,2).
O indicador da situação atual dos negócios, outro subíndice, recuou 1,5 ponto, para 91,7, e o indicador de volume de carteira de contratos contraiu 1,7 ponto, para 95,3. A demanda prevista, por sua vez, cresceu 4,0 pontos, para 97,4, e a tendência dos negócios cresceu 2,5 pontos, para 93,7.
“Depois de quatro quedas consecutivas, as expectativas voltaram a melhorar, impulsionadas pela perspectiva de melhora da demanda nos próximos meses”, afirma a coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, Ana Maria Castelo, em nota.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

