Conectividade é a chave

10 November 2017

Diferente dos drones e da impressão em 3D, a telemática está em desenvolvimento na indústria da construção há muitos anos. 

Cm20170215 03724 05212

O Cat Product Link permite aos gestores de frota conectar todos os seus ativos, independentemente da marca.

Combinando as telecomunicações com a informática, a telemática trata de conectar digitalmente equipamentos, ativos e mesmo operadores dentro de um sistema para a construção, a fim de melhorar a eficiência e reduzir custos. Não é uma tecnologia nova, mas nos últimos anos melhorou significativamente em termos de alcance, preço e disponibilidade.

Através da compilação de dados sobre uma série de parâmetros, os sistemas telemáticos permitem aos gestores de frotas oferecerem aos participantes da cadeia de valor os serviços adaptados a suas necessidades específicas.

Até pouco tempo, todos os tipos de dados da indústria de construção eram específicos da marca, razão pela qual as empreiteiras deviam utilizar sistemas de software patenteados e proporcionados por cada um dos fabricantes de máquinas originais, a fim de acessar os dados para a tomada de decisões operacionais.

Não obstante, a Associação de Profissionais de Gestão de Equipamentos (AEMP) adotou um protocolo telemático de frota mista que foi aprovado como norma ISSO internacional. Isto significa que os dados telemáticos de todas as marcas estão padronizados, de modo que a indústria tem pleno acesso à telemática, mesmo com frotas mistas. O resultado disso é que as empresas usuárias agora podem ter uma visão holística de suas máquinas em ação.

Estes desenvolvimentos são igualmente relevantes para os OEMs, empresas locadoras e proprietários de frotas privadas.

Monitoramento em tempo real

Com a intenção de reduzir o hiato entre homem e máquina, a empresa dinamarquesa especialista na telemática Trackunit recentemente introduziu o Trackunit Go: um aplicativo móvel para monitorar e otimizar o uso de equipamentos em tempo real.

Tradicionalmente, a telemática tem sido utilizada para proporcionar informes de fatos já ocorridos. Mas, ao alimentar os dados diretamente aos smartphones dos operadores e assim permitir a manutenção preventiva baseada em diagnósticos da ‘saúde’ da máquina, o Trackunit sinaliza que os técnicos agora estão capacitados para se tornarem um departamento técnico de serviço pró-ativo, em vez de reparadores reativos. Assim, podem-se mitigar custos e perdas de produtividade ocasionadas pelos tempos de inatividade não planejados.

A empresa norte-americana de tecnologias para a construção Trimble anunciou recentemente que seu software telemático VisioLink agora suporta o novo padrão telemático AEMP 2.0 / ISO-15143-3. Com a adoção da nova norma, o VisionLink será capaz de apoiar mais plenamente as frotas de máquinas de diferentes fabricantes. Como dito anteriormente, isso ajuda as empreiteiras a ter uma visão completa sobre frotas mistas.

Worker mobile birdview

O TrackunitGo permite que os técnicos se tornem um departamento de serviço pró-ativo, em vez de serem apenas reativos.

A nova norma AEMP 2.0 / ISO-15143-3, além de permitir enviar mais dados de saúde e manutenção da máquina à aplicação, proporciona uma maior segurança. Estas melhoras e novos elementos estão pensados para que os usuários tenham uma imagem mais completa de suas frotas mistas. O VisionLink admite a possibilidade de agregar mais dados AEMP à medida que mais fabricantes de equipamentos e provedores de soluções telemáticas adotem o padrão AEMP 2.0 / ISO-15143-3.

Olho de gato

O novo hardware e software Cat Connect, lançado recentemente pela Caterpillar, usa o VisionLink, através do qual alimenta todos os seus dados. As novas tecnologias Cat Product Link permitem aos administradores de maquinário conectar todos os seus ativos, desde os maiores caminhões até os menores geradores, independentemente da marca. Oferecem múltiplos canais de comunicação, incluindo celulares, satélites e Bluetooth, e estão pensados para uma fácil instalação através de sistema plug-and-play e aplicativos para dispositivos móveis.

O dispositivo Product Link para monitoramento de máquinas de produção tem funções que permitem aumentar os dados compilados segundo a necessidade. Já um novo dispositivo de rastreamento para ativos não alimentados, como arquivos anexos e reboques, só indica a localização, utilizando a tecnologia Bluetooth para se conectar com o VisionLink.

Enquanto isso, o novo hardware de monitoramento de caminhões foi desenhado para retro-adaptação em todas as marcas de caminhões leves e pesados. Usando tecnologia de celular, o sistema pode proporcionar informação que melhora a segurança do motorista e ajuda os responsáveis pela produção e manutenção.

A Caterpillar também agregou serviços de produtividade a sua carteira de serviços CatConnect com tecnologia habilitada.

Os novos serviços de produtividade incluem a geração de informes de utilização, que permitem aos gestores ver como funcionam os ativos. Os dados de um ativo e organizam, se priorizam e se apresentam em formatos que dão ao cliente uma visão sobre seu rendimento por turnos, dias de trabalho ou em vistas agregadas da frota, mostrando tendências e padrões.

Os serviços também incluem uma cartografia geoespacial, mediante a qual se designam locais de trabalho utilizando imagens de alta resolução feitas por drones. As imagens são utilizadas pelo software de análise especializado para medir a produtividade e avaliar a configuração e o desenho do canteiro.

Também se oferecem avaliações de referência, dando aos clientes acesso a conhecimentos compartilhados da indústria. Os especialistas dos distribuidores realizam avaliações sobre o ativo de um cliente ou sobre a operação do canteiro, e os resultados são usados para estabelecer uma linha base de medição que servirá como parâmetro de sucesso em futuros projetos.

Ainda exclusivo para o mercado norte-americano, a Volvo CE introduziu um novo serviço chamado ActiveCare Direct.

O serviço de monitoramento e notificação remota da máquina opera 24/7 e está destinado a eliminar o esforço e o tempo associados à telemática. Uma equipe de analistas de dados no novo Uptime Center que a companhia sueca tem em Pensylvannia, EUA, oferece aos usuários ideias e recomendações baseadas nos dados telemáticos recolhidos de seus equipamentos através do sistema CareTrack.

A cada mês, a Volvo gera um informe de frota consolidado para o cliente, destacando as áreas de oportunidade para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.

Estes informes incluem informação sobre a utilização da frota em seu conjunto, assim como dados sobre máquinas individuais, ajudando o gestor de frotas a tomar decisões bem informadas sobre a configuração de suas máquinas, a formação e a manutenção do operador.

Monitoramento remoto

2 doosan tap

O sistema DoosanConnect é usado atualmente para coordenar 52 escavadeiras Doosan que trabalham em um trecho do duto Trans Adriático.

Reconhecendo a tendência no monitoramento de frotas, comunicação entre equipamentos e monitoramento remoto, entre outras coisas, a Doosan desenvolveu um sistema de gestão de frotas e ativos para suas escavadeiras, carregadeiras de rodas e caminhões articulados.

O sistema DoosanConnect permite aos proprietários e distribuidores monitorar e se comunicar remotamente com suas máquinas Doosan através do site de telemática da empresa, que proporciona acesso a informes sobre dados das máquinas, como histórico de manutenção e uso de combustível.

Compreende uma série de elementos, incluindo uma unidade GPS para supervisionar a localização da máquina e permitir a criação de uma geo-cerca, e uma antena satelital que faz um link de comunicação quando a máquina está trabalhando em locais distantes.

É previsto que as futuras atualizações do software sejam enviadas por via aérea ao terminal da máquina, eliminando a necessidade de que os proprietários levem suas máquinas ao seu distribuidor local para receber atualizações.

O sistema é usado atualmente para coordenar 52 escavadeiras Doosan que trabalham em uma seção do Duto Trans Adriático, que está em construção entre a fronteira de Grécia e Turquia até o calcanhar da Itália.

A Wacker Neuson também oferece um portal na internet para sua telemática, que se pode acessar através do computador, smartphone ou tablet, baixando o aplicativo.

Através dele podem se observar os habituais dados telemáticos, incluindo a localização da máquina, os lembretes de manutenção e os tempos de operação. Os lembretes de manutenção também podem ser enviados ao dono da máquina por mensagens de texto ou correios eletrônicos.

Usando GPS e GSM, o Wacker Neuson Telematics inclui a capacidade de geo-cercas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL