Concreto se consolida como principal material no Chile

By Fausto Oliveira24 September 2019

estadísticas ICH concreto chile

Clique na imagem para aumentar.

O Instituto do Cimento e do Concreto do Chile (ICH) divulgou dados recentes do seu Explorador Interativo de Estatísticas de Edificação, que mostram que a utilização de concreto no país cresce e amplia seu domínio sobre as demais técnicas de construção.

De acordo com a ferramenta de inteligência produzida pelo ICH, o uso de concreto para construção vem em crescimento acelerado no Chile desde 2006, quando o material consolidou uma vantagem importante com relação à alvenaria. Hoje a taxa de utilização do concreto para obras no Chile alcança os 60% do total de opções materiais usadas.

O gráfico coincide com o começo de um projeto de apoio técnico do ICH às principais construtoras do Chile, em 2006. Naquele ano, as construtoras se aproximaram do instituto em busca de soluções de produtividade para suas obras.

De acordo com Leonardo Galvéz, do ICH, “desde 2006 as construtoras mais importantes do país abriram diálogo com o ICH para pesquisar novos desenvolvimentos técnicos, e em 2007 organizamos em conjunto uma primeira missão ao estrangeiro, onde os participantes observaram a aplicação das inovações tecnológicas in loco, com o concreto como material principal”.

Foram visitados canteiros de obra na Colômbia, Panamá e Guatemala, e a aplicação do que foi aprendido nestas viagens se multiplicou por outras construtoras do país, o que se revela pela forte alta no consumo de concreto em anos recentes, como mostra o gráfico.

O Explorador Interativo de Estatísticas de Edificação pode ser observado neste link.

 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
América Latina em maturidade de estradas
Revisão de alguns dos principais projetos de construção de estradas da região, que envolveriam investimentos de mais de US$ 18 bilhões.
Principais locadoras da América Latina
Uma nova versão do Latam Rental 45 mostra que 2020 foi um ano complexo, mas a indústria foi resiliente
Off Highway Research: 2021 terá vendas recordes de equipamentos
Apesar da pandemia, as vendas globais de equipamentos de construção atingirão um recorde este ano...se a indústria puder acompanhar a demanda.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL