Concreto que alimenta equipamentos elétricos

By Catrin Jones12 January 2022

Concrete is one of the most used materials in the world

A Holcim fez uma parceria com a startup alemã Magment para melhorar sua tecnologia de concreto magnetizável para superfícies de estradas para permitir que veículos elétricos sejam recarregados sem fio enquanto estão em movimento.

Conhecida como “carregamento indutivo”, esta solução baseada em concreto reduz a necessidade de estações de carregamento, uma das barreiras para equipamentos elétricos. É possível graças a um concreto único com alta permeabilidade magnética desenvolvido em conjunto pelas equipes de pesquisa e desenvolvimento da Holcim e Magment.

A tecnologia está sendo testada atualmente por pesquisadores da Purdue University, Indiana, EUA, e testes de estrada estão planejados. Outras aplicações em desenvolvimento incluem a eletrificação de pisos industriais para recarregar robôs e empilhadeiras enquanto trabalham.

“Estamos inovando para colocar concreto no centro da transição de nosso mundo para emissões líquidas zero. Com Magment, estamos entusiasmados em desenvolver soluções concretas para acelerar a mobilidade elétrica. Ao fazer parcerias com startups de todo o mundo, estamos constantemente expandindo os limites da inovação para liderar o caminho da sustentabilidade”, disse Edelio Bermejo, diretor do Centro de Inovação Global da Holcim.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL