Concreto e construção sustentável

By Cristián Peters Quiroga02 August 2021

Dr. Andrew Minson, director de hormigón y construcción sostenible, GCCA Dr. Andrew Minson, Diretor de Concreto e Construção Sustentável, GCCA

O mundo está em uma corrida contra o tempo para virar a maré na batalha contra as mudanças climáticas. Governos e indústrias em todo o mundo estão procurando maneiras de reduzir seu impacto no meio ambiente, enquanto lutam por um futuro livre de carbono.

Uma das indústrias na vanguarda das mudanças na forma como opera é o cimento e o concreto. O concreto foi e continuará a ser vital para o crescimento e conexão das comunidades em todo o mundo, facilitando a construção de infraestruturas essenciais, como escolas e hospitais, estradas e túneis, casas e escritórios.

Material de construção sustentável

Além de ser forte e versátil, o concreto possui uma série de propriedades que o tornam inestimável como material de construção sustentável. A sua reciclabilidade, reutilização, capacidade de re-carbonizar e atuar como sumidouro de carbono, bem como a sua resistência ao fogo, apodrecimento e água, e a sua capacidade de absorver e re-irradiar calor, significa que permite às empresas oferecer uma construção sustentável .

Como o material mais utilizado no mundo, depois da água, o concreto é essencial para a vida moderna. Sua resistência e durabilidade o diferenciam de outros materiais no que diz respeito à segurança e vida útil, ao mesmo tempo que o torna resistente à maioria das formas de desastre. Sua versatilidade também dá aos engenheiros um escopo enorme para atender e otimizar os requisitos de aplicação da maneira mais sustentável.

A indústria já reduziu suas emissões proporcionalmente em cerca de um quinto desde 1990, antes de seu recente compromisso de atingir concreto neutro em carbono até 2050, de acordo com as metas climáticas globais.

O outro desafio que nosso mundo enfrenta após as mudanças climáticas é o impacto humano no mundo natural e na biodiversidade. As necessidades das populações em crescimento, incluindo a demanda por alimentos e outros requisitos, adicionam uma pressão significativa sobre o uso da terra.

A maneira como usamos a terra para apoiar a construção de nosso meio ambiente, fornecer serviços públicos e apoiar a biodiversidade é crucial.

O espaço de terreno necessário para a produção de concreto é uma fração do necessário para produzir materiais alternativos, como madeira; nossa indústria tem uma história orgulhosa de minimizar seu impacto nos habitats e proteger a biodiversidade. Os membros da GCCA recentemente se comprometeram a ter um impacto “positivo líquido” no mundo natural.

Concrete pouring O concreto foi e continuará sendo vital para o crescimento e a conexão das comunidades. Crédito: Casa Da Foto

O concreto também está disponível localmente, o que significa que as emissões e a energia utilizadas em sua cadeia de abastecimento são significativamente menores do que as de materiais amplamente transportados ao redor do mundo.

Não existe uma fórmula mágica

Enquanto a indústria da construção luta para reduzir sua pegada de carbono, pode ser fácil se deixar levar por uma onda de promessas de soluções que parecem oferecer uma solução mágica para ela.

É vital que avaliemos com justiça os muitos benefícios do uso de concreto na construção em comparação com outros materiais, como madeira, que às vezes são apresentados como uma substituição “verde” ideal.

Essa percepção geralmente não leva em consideração fatores como contabilidade total de carbono, uso da terra, questões de fim de vida, tratamentos químicos e impacto no habitat.

Embora todos os materiais de construção tenham uma função, é fundamental que sejam avaliados com precisão em relação a materiais alternativos. Políticas gerais de materiais podem, de fato, causar mais danos, por meio de uma construção abaixo do ideal em termos de durabilidade e resiliência, e sem levar em conta o impacto ambiental e da biodiversidade.

Os princípios da economia circular, que incorporam o uso de combustíveis alternativos, como resíduos de pneus e resíduos urbanos em fornos de cimento, e subprodutos de outras indústrias e materiais reciclados na produção de concreto, estão transformando a forma como operamos e nos levando a mais produção sustentável. modelo de construção. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Mills: O projeto ideal
Há quase 7 décadas, a pioneira na locação de equipamentos para a execução de trabalhos em altura, com a maior frota de PEMT da América Latina, se supera dia a dia, em busca de inovação e diferencial no que se refere à qualidade e entrega.
Indústria de locação sem papel
Como avançar em direção a uma indústria sem papel?
Entrevista com Inform: América Latina Artificial
A inteligência artificial está tomando cada vez mais o centro das atenções na região, e novos jogadores estão entrando na arena.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL