Conclusão da construção da ponte pedonal Las Guías de Oriente no Panamá

Nova estrutura utiliza um sistema solar fotovoltaico para iluminação noturna que permite que a energia solar seja convertida em energia elétrica. Foto: Ministério de Obras Públicas (Mop.gob.pa)

Os habitantes da comunidade Las Guías de Oriente pertencente ao distrito de Río Hato na província de Coclé já contam com uma nova ponte pedonal que lhes proporciona maior segurança e melhor mobilidade para a circulação pedonal através da passagem das quatro pistas do Pan- Rodovia Americana.

A nova estrutura utiliza um sistema solar fotovoltaico para iluminação noturna que permite que a energia solar seja convertida em energia elétrica.

As obras foram concluídas pelo Ministério das Obras Públicas através da empresa ITECPA S.A., assente num projeto de tipologia estrutural “treliça tridimensional” constituída por perfis tubulares de aço suportados por pilares de betão armado.

A nova ponte pedonal utiliza um sistema solar fotovoltaico para iluminação noturna que permite a conversão da energia solar em energia elétrica, este sistema é composto por: painéis solares, regulador de carga, acumulador e inversor; compatível com a preservação do meio ambiente.

Além disso, possui retorno “Bull’s Eye” com pavimento em concreto asfáltico, pontos de ônibus e baia, calçadas de concreto armado, com facilidades de acessibilidade para estudantes e pedestres, drenagem tubular de concreto armado, sarjetas, entre outros.

A obra incluiu a construção de uma ilha central, soterramento de utilidades públicas, construção de pistas para baias de pontos de ônibus, ampliação do cruzamento com a rodovia CPA, entre outras atividades da obra.

A nova estrutura tem um design inovador, funcional e estético que contribui para tornar a mobilidade pedonal mais atrativa e segura.

De referir que a ponte pedonal Las Guías de Oriente localizada em Río Hato e a ponte pedonal El Higo em San Carlos são as primeiras estruturas a dispor de um sistema solar fotovoltaico, sendo o Ministério das Obras Públicas pioneiro na utilização desta sistema que contribui para a conservação do meio ambiente.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL