Concessionárias e governo em disputa por novo aeroporto internacional em SP

By Fausto Oliveira11 February 2014

Guarulhos Airport

Guarulhos Airport

O plano do governo federal de construir um novo aeroporto internacional próximo a São Paulo pode estar em risco porque as empresas concessionárias de outros aeroportos ameaçam processar o governo pela iniciativa.

O projeto do aeroporto NASP (Novo Aeroporto de São Paulo) prevê a construção de um terminal capaz de receber 50 milhões de passageiros ao ano, e estaria localizado na cidade de Caieiras, 37 quilômetros ao norte da capital paulista.

Mas o plano pode não chegar a acontecer porque as empresas vencedoras das licitações de concessão para a operação dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, todas em 2012, acreditam que um aeroporto como o NASP vai alterar as condições de operação de seus aeroportos.

Elas calculam que o tráfego de aviões será muito mais intenso, gerando problemas de congestão que significariam riscos operacionais e financeiros que não estavam previstos no contrato original. Por essa razão, ameaçam processar o governo caso se leve adiante a construção do NASP.

Os contratos de concessão dos aeroportos preveem investimentos privados da ordem de US$ 10 bilhões.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL