Comunidade e Ministério chegam a acordo sobre aeroporto em Cusco
By Fausto Oliveira17 July 2017
O projeto de construir um novo aeroporto internacional na cidade peruana de Cusco, local de onde se sai para a histórica Macchu Picchu, finalmente parece avançar em um de seus pontos mais controversos, que é o problema territorial.
De acordo com o Ministério de Transportes e Comunicações (MTC), chegou-se a um acordo com uma das três comunidades tradicionais que vivem na zona do futuro aeroporto de Chinchero para aquisição de onze hectares de suas terras.
O acordo foi feito com a comunidade de Ayllopongo, e prevê além da compra das terras um programa com 80 ações de compensação, tais como melhoramento na infraestrutura de saúde, moradia, educação e outros pontos.
A realização do aeroporto de Chinchero ainda depende de acordos semelhantes com outras duas comunidades, Yanacona e Racchi Aylu. O Ministério afirma que as conversações com estas comunidades continuam em evolução.
É uma boa notícia após o caso da rescisão unilateral pelo governo do contrato de concessão do futuro aeroporto de Chinchero com o consórcio Kuntur Wasi.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

