Compactação: declives suaves

09 August 2022

Escrito por Lynn Marsh, Presidente da Road Widener LLC

A segurança da tripulação é a principal prioridade na construção de estradas. No entanto, as máquinas de compactação tradicionais são tão rígidas quanto possível. Os operadores sentem cada grau de inclinação enquanto suam pelos ombros e valas da estrada inclinada, arriscando-se a tombar, mas esperando pelo melhor. A pesquisa da OSHA demonstrou a capacidade de estruturas de proteção contra capotamento (ROPS), cintos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPI) como chapéus duros para salvar vidas durante um acidente de capotamento do compactador, mas eles fazem pouco para evitar um acidente em primeiro lugar.

Em vez de trabalhar com uma plataforma defeituosa, alguns fabricantes estão tomando os principais obstáculos apresentados pelos cilindros de compactação tradicionais (perigo, alta manutenção e capacidade de manutenção limitada) e refazendo o processo de compactação a partir do zero. Ao considerar um novo rolo de compactação, eis o que procurar.

Projeto focado na segurança

La reubicación del tambor de compactación en un accesorio de brazo desplazado maximiza la seguridad. A reorientação do tambor de compactação para um braço de compensação maximiza a segurança (Foto: Road Widener).

O maior obstáculo para a segurança da compactação tem sido que os fabricantes vêem o tambor de compactação como uma fonte de movimento, compactação e estabilidade, tudo em um. Mas a recolocação do tambor em um acessório de braço deslocado resolve imediatamente o problema de segurança. Agora, como acessório, o rolo compactador pode ser conectado a motoniveladoras, carregadeiras de esteiras compactas, carregadeiras de rodas ou pás carregadeiras de direção deslizante. Estas máquinas host proporcionam uma fonte de energia separada para o tambor de compactação e, graças ao braço de compensação, estabilidade e segurança para o operador.

Com esta configuração, um operador pode agora conduzir a máquina host em terreno plano enquanto o braço se estende até a extremidade distante e íngreme das margens e valas em estradas inclinadas e, ao mesmo tempo, pode também compactar superfícies planas. A melhoria da segurança até este ponto diminui os pedidos de indenização dos trabalhadores, reduz os prêmios de seguro e aumenta os índices de segurança, uma necessidade para os empreiteiros que licitam por empregos competitivos.

Mínimo tempo de parada para manutenção

Como o rolo embalador é agora um sistema separado, ele não tem mais um motor integrado, transmissão ou qualquer peça associada para manter. Para limitar ainda mais o tempo de parada, procure um acessório que ofereça uma plataforma de montagem universal e conexões hidráulicas simples para uma instalação suave e desconexão da máquina host.

Aparte de unos pocos accesorios de engrase, los accesorios de los rodillos de compactación no requieren ningún tipo de mantenimiento. Além de algumas conexões de lubrificação, as conexões de rolos de compactação são livres de manutenção (Foto: Road Widener).

Considere também as opções de controle remoto. Alguns acessórios de compactação de rolos podem ser emparelhados com o controle remoto em segundos, dando ao operador controle completo sobre os ajustes da palma de sua mão e sem sair da cabine da máquina hospedeira.

Tipicamente, além de um punhado de acessórios de graxa para manter e limpar os detritos, os acessórios de rolo de compactação não requerem nenhuma manutenção - sem mais trocas de óleo, filtros, fluido de transmissão ou peças duras para desgastar e quebrar. Isto pode significar 90 % menos manutenção do que as máquinas automotoras. A eliminação do volume desnecessário visto com as máquinas de compactação tradicionais também permite aos fabricantes projetar uma máquina mais compacta e versátil.

Fácil ajuste e portabilidade

Agora que o tambor de compactação não precisa estabilizar e impulsionar a máquina, os fabricantes podem fornecer tamanhos de tambores intercambiáveis para atender às diversas aplicações dos clientes. Para obter o mesmo benefício com as máquinas de compactação tradicionais, os empreiteiros teriam que comprar várias máquinas automotrizes, todas com motores e transmissões que eventualmente falharão e exigirão manutenção e reparos dispendiosos. O tamanho compacto dos acessórios do rolo de compactação também facilita o transporte. Muitos podem ser instalados em qualquer trailer comum, junto com a máquina host, e podem ser rebocados por uma caminhonete padrão.

Para maior adaptabilidade, procure uma unidade que não só permita ajustes remotos do braço de fixação, mas também do próprio tambor. Alguns tambores podem girar até 30 graus e atingir até 30 polegadas abaixo do ponto de montagem do braço. Isto permite que o rolo possa facilmente compactar inclinações em vários ângulos que virariam uma máquina de compactação tradicional.

Em meio a uma temporada movimentada de construção de estradas, os acessórios do compactador de rolos podem facilmente superar seus concorrentes tradicionais em todos os aspectos. Quando não estão em uso, estes acessórios não deixam o motor ao ralenti degradar-se lentamente e se tornam uma conta de reparo surpresa quando a estação retorna. Mas, mais importante ainda, os acessórios de compactação de rolos com design offset proporcionam maior segurança à tripulação e um equipamento versátil que durará mais do que qualquer máquina de compactação tradicional na frota de uma equipe de estrada. Os clientes podem estar confiantes de que estão adquirindo equipamentos que lhes darão o máximo retorno sobre seu investimento.

A mudança do tambor para um acessório de lança offset melhora drasticamente a segurança, mas também pode desbloquear uma série de outros benefícios.

Sobre a autora

Lynn Marsh é presidente da Road Widener LLC e tem 20 anos de experiência no setor de construção de estradas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL