Como será 2024 para as vendas de equipamentos de construção?

Foi um ano de dois semestres para equipamentos de construção em 2023, com os fabricantes trabalhando duro para atender aos pedidos em atraso gerados em 2022, seguido por uma queda nos pedidos na maioria dos mercados na última parte do ano.

Rows of new yellow construction machinery in an industrial yard. Imagen: nakedking via AdobeStock - stock.adobe.com

Isso é de acordo com o diretor administrativo da Off-Highway Research, Chris Sleight, que compartilhou suas opiniões com o Construction Briefing sobre o que o próximo ano pode trazer.

“Olhando para trás, o ano de pico global foi 2021 e isso foi impulsionado principalmente por um boom na China”, diz Sleight.

“Em 2022, em todas as outras partes do mundo atingiu o pico e a China caiu significativamente. Em 2023, houve um esfriamento. No primeiro semestre, todos estavam com a carteira de pedidos cheia e no segundo semestre os pedidos caíram e os pedidos em atraso foram resolvidos.”

Mas o cenário não era o mesmo em todos os lugares – houve exceções em que as vendas de equipamentos continuaram fortemente, talvez de forma surpreendente.

“Uma delas foi a Índia, onde houve alguns falsos começos de recuperação e 2023 foi o ano em que finalmente começou”, explica Sleight.

“O outro, que foi mais surpreendente, foi a América do Norte. Parecia que o aumento da inflação e das taxas de juros desaceleraria o mercado em 2023, mas no final parecia que era pelo menos tão bom quanto 2022 e pode até ter crescido ano após ano.”

O que impulsionou a América em 2022 foi a construção de casas. Mas 2023 assistiu a um forte aumento na construção de instalações de produção impulsionado pela Lei CHIPS, bem como a alguma relocalização da produção da China, mesmo com o arrefecimento da construção de habitações.

“E se não fosse pelo boom neste tipo de construção não residencial, então a manchete na América do Norte teria sido a construção de infraestrutura, que cresceu muito bem com a Lei Bipartidária de Infraestrutura e a Lei de Redução da Inflação”, Sleight acrescenta.

New yellow construction excavators with black buckets in a line Imagen: Kzenon via AdobeStock - stock.adobe.com
Perspectivas para 2024

A resiliência da América do Norte compara-se favoravelmente com a da Europa, onde a inflação tem sido um desafio maior.

Mas, em geral, Sleight espera um maior esfriamento dos mercados globais de equipamentos de construção em 2024.

Uma desaceleração este ano poderá ser da ordem de 5% a 10% no volume de vendas, embora Sleight seja rápido em salientar que isto não é anormal numa indústria que é, por natureza, cíclica.

“Para contextualizar, ainda seria um dos cinco ou seis melhores anos que o equipamento de construção já viu [em termos de volume de vendas]”, acrescenta.

Haverá bolsas de crescimento, prevê ele, mas as vendas na maioria dos principais mercados deverão permanecer estáveis ou abrandar.

“A Europa vai abrandar ou ficar estagnada, com a possível excepção de alguns mercados do sul da Europa, onde algumas frotas de equipamentos estão a ficar extremamente antigas”, afirma.

“A Índia vai cair um pouco, mas isso não é um problema económico – é a perturbação causada pelas eleições gerais no final do ano. É muito difícil ligar para a China, mas o problema é o setor imobiliário, que deveria ter sido resolvido há 18 meses, mas de onde continuam chegando más notícias.”

E no que diz respeito à América do Norte, a Sleight ficaria surpreendida se as vendas de equipamentos lá crescessem, dado o elevado nível que já atingiram.

A row of yellow excavators in the yard of an Asian rental company. Imagen: Kzenon via AdobeStock - stock.adobe.com

“É realmente sem precedentes e se crescer novamente, penso que teríamos preocupações de que estaria a começar a parecer uma bolha”, adverte.

Quando se trata de mercados emergentes no Sudeste Asiático, partes da América Latina e do Médio Oriente, ele observa que os preços das matérias-primas estão a começar a arrefecer, o que significa que os mercados de equipamentos, muitas vezes interligados, também deverão arrefecer.

Embora isso possa ser considerado um quadro sombrio, Sleight reitera que é uma parte normal do fluxo e refluxo das vendas de máquinas. “O volume de vendas ainda será extremamente bom em 2024”, finaliza.

“O mercado de equipamentos de construção é cíclico e esta é apenas uma recessão normal do ciclo. Não vemos particularmente nada para nos alarmar ou algo fora do comum.”

A possível exceção a isso poderia ser a China, onde as consequências do colapso da grande incorporadora imobiliária Evergrande continuam a ocorrer.

Em Dezembro, a empresa, que enfrenta liquidação, ganhou inesperadamente mais tempo para reestruturar a sua dívida de 300 mil milhões de dólares.

Com o seu caso nos tribunais de Hong Kong adiado até 29 de Janeiro, a incerteza sobre a forma como a crise do mercado imobiliário da China se resolverá continua.

E isso, por sua vez, torna difícil fazer previsões sobre a procura de equipamento de construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL