Como proteger sua construção contra incêndios?

01 February 2024

A Homecoating CLC é especializada em tintas intumescentes há 17 anos.

Imagen: Homecoating

Com mais de 17 anos de experiência no mercado, a Homecoating A Fireprotection é uma empresa familiar fundada por Germán Lemus e Mario Lemus e tornou-se uma referência no mercado de revestimentos e tintas industriais, especializando-se, desde a sua criação, na aplicação e fornecimento de tintas intumescentes, argamassas ignífugas e revestimentos industriais.

Há mais de 10 anos estabeleceu um acordo de cooperação com a Sherwin Williams e os seus trabalhos são certificados com diversos laboratórios nacionais acreditados sob NCH3040.

A empresa vem crescendo e diversificando seus serviços, e hoje conta com sua divisão de aluguel de plataforma articulada, a Homecoating Rentals . A partir de 2020, a empresa possui um acordo de cooperação com a empresa chinesa XCMG para suas plataformas de alta altitude.

Da mesma forma, para a aplicação dos seus produtos Homecoating, importa diretamente equipamentos airless com a denominação Homecoating Airless, o que lhe permite oferecer trabalhos mais eficientes e, segundo a empresa, sem maiores custos para os seus clientes.

A Latin American Construction conversou com Nicolás Lemus, diretor da empresa, para saber um pouco mais sobre a oferta da empresa e seus planos futuros.

Quais são as principais razões pelas quais a proteção contra incêndios é essencial na construção civil?

Um dos aspectos mais importantes é a proteção das pessoas. A tinta intumescente faz parte dos sistemas passivos de proteção contra incêndio; eles não ajudam ativamente a extinguir um incêndio, mas ajudam a prevenir maiores danos e infortúnios pessoais.

Imagen: Homecoating

A tinta intumescente, quando exposta ao fogo ou calor direto, produz uma reação química, expande-se e carboniza, formando uma espessa camada de escória espumosa firmemente aderida que atua como isolante térmico, retardando o momento em que o aço atinge a temperatura de colapso. Por exemplo, o aço estrutural perde as suas características de resistência a cerca de 500° de temperatura em apenas cinco minutos se não for protegido por um revestimento. Revestimentos do tipo tinta intumescente, mesmo com camada fina, proporcionam o tempo de retardo necessário para uma evacuação.

Estes horários estão previstos na Portaria Geral de Urbanismo e Construção OGUC. Eles flutuam de um Fator F-15 a um Fator F-180 e são expressos em minutos de atraso necessários para completar a evacuação do edifício.

Quais as principais estruturas que devem receber aplicação de tintas intumescentes?

Os materiais intumescentes têm sido desenvolvidos como camada protetora nos diversos materiais utilizados na construção: aço, concreto e madeira, sendo os mais utilizados o aço estrutural para moldagem e construção nos países devido aos enormes benefícios de ductilidade, resistência conforme projeto, compressão , flexibilidade, tração ou a combinação dessas forças além de sua rápida execução e comissionamento.

Quais são os desafios comuns que os projetos de construção enfrentam em termos de proteção contra incêndio das suas estruturas?

A principal dificuldade enfrentada pelos projetos de construção em termos de proteção contra incêndio de suas estruturas reside principalmente na adoção e execução das normas vigentes. A avaliação pré-projeto da componente fogo nos materiais é essencial. Embora a relação entre o projeto estrutural e as solicitações de tensões nos edifícios esteja bem desenvolvida, este processo é geralmente deixado para a construção, e nesta fase é tarde para redesenhar ou melhorar as secções estruturais dos materiais.

Imagen: Homecoating

A razão por trás desta complexidade é que os requisitos de proteção, que podem incluir revestimentos, placas ou outros materiais retardadores, devem ser selecionados com base no tipo de estrutura, no seu perímetro e na área de exposição. Isto é determinado pela massividade, que é um dado específico da geometria e massa do material.

Um perfil de aço muito espesso (por exemplo, H 500 x 500 x 40 x 20 mm) tem uma massividade próxima de 60m-1, e pode levar, sem proteção, cerca de 15 minutos para atingir a temperatura média de falha de 500 °C do NCh935 /1 padrão. Mas se o referido perfil tivesse a sua secção reduzida (ex. H 500x500x8x5 mm) obteria uma massa superior e atingiria mais rapidamente a temperatura média de falha, em apenas 5 minutos.

Portanto, este componente de design é crucial quando se trata de proteger adequadamente com base nos resultados dos testes dos materiais utilizados como proteção.

Quais são os tipos de tintas protetoras intumescentes que você oferece?

Juntamente com a Sherwin Williams estabelecemos um acordo de cooperação para a aplicação de uma variedade de produtos à prova de fogo. A Sherwin Williams nos oferece uma ampla gama de tintas e revestimentos com camadas finas e de baixíssima densidade, proporcionando peso ou carga mínimo à estrutura de suporte. Estes produtos, certificados por prestigiadas organizações reconhecidas mundialmente como UL, BS, ETA, LLoyds, Element e Intertek (entre outras), oferecem a proteção necessária de acordo com a massa e o fator.

Em que aplicações é relevante a utilização de argamassas ignífugas?

Quando os perfis possuem alta maciez e o acabamento arquitetônico não é um fator crítico, ou seja, não importa que o “ shocrete ” (concreto projetado) fique exposto. É também relevante proteger os fundos das lajes colaborativas, uma vez que a tinta intumescente não é estudada para esta solução construtiva.

Você oferece serviços de consultoria ou treinamento sobre o uso e aplicação de seus produtos?

Sim, através do nosso fornecedor e parceiro estratégico Sherwin Williams

Qual é a área total que você cobriu com seus produtos até o momento?

Realizámos a proteção ignífuga de mais de 15 milhões de m2 de tintas intumescentes e argamassas ignífugas. Hoje a empresa tem o cuidado de ter os mais altos padrões. Dispomos de um Gabinete Técnico que realiza estudos de massas e espessuras, um departamento de qualidade que garante a correcta aplicação do revestimento e das suas espessuras e um departamento de pós-venda cada vez mais sólido.

Ao longo da nossa carreira executamos obras públicas e privadas. Hoje trabalhamos com as principais construtoras do país.

Entre nossos projetos icônicos posso citar os hospitais Alto Hospicio, Melipilla, Casablanca e Marga Marga, o terminal nacional do Aeroporto Arturo Merino Benítez, a Plataforma Cultural da Universidade do Chile, as linhas 3 e 6 do Metrô de Santiago (estações de metrô Ñuble, Ñuñoa , Cerrillos, Bio Bio, Club Hífico, Lo Valledor) e muitos outros.

Há algum aplicativo particularmente desafiador que se destaca?

Hoje o que procuramos é otimizar a aplicação da tinta intumescente de forma especial. Hoje contamos com uma planta de pintura industrial de 2.000 m2 onde podemos desenvolver e aplicar tinta em nossas instalações e enviar a estrutura pintada para só fazer retoques posteriormente. Desta forma, oferecemos um serviço de alto padrão aos nossos clientes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL