Como preparar o seu negócio de aluguel para o futuro?

16 April 2024

O Grupo Renta está usando a tecnologia de aprendizado de máquina para ajudar as oficinas a manter e fazer a manutenção das máquinas. (Foto: Grupo Renta)

Preparar qualquer setor para o futuro é um desafio, que requer julgamentos sobre tendências sociais, tecnologias e mercados futuros. Portanto, foi corajoso da parte de Joel Särkkä, CIO do Renta Group, oferecer sua receita de como preparar uma empresa de aluguel de equipamentos para o futuro.

Seus ingredientes - uma combinação criteriosa de investimento em tecnologia e iniciativas de sustentabilidade e desenvolvimento da força de trabalho - podem não ser muito surpreendentes, mas foi útil e reconfortante ouvi-los de uma das empresas de locação que mais crescem na Europa, agora com receitas que se aproximam de meio bilhão de euros.

Um homem com um micrófono na mão

Särkkä argumentou que o aluguel tem, por sua natureza, um futuro brilhante, concentrando-se no uso eficiente de recursos para apoiar uma existência cada vez mais urbana; “Acho que temos muito a nosso favor. Temos cada vez mais pessoas neste planeta e elas tendem a se mudar para as cidades. Precisamos construir essas cidades.

“Historicamente, sempre houve uma demanda crescente no setor de aluguel. Portanto, a penetração do aluguel tem sido favorável para nós.”

Com esse pensamento reconfortante estabelecido, Särkkä passou para ações mais tangíveis relacionadas à tecnologia e à sustentabilidade.

Por ser uma empresa jovem - a Renta foi fundada em 2016 - ele disse que estava claro desde o início que o negócio seria digital; “Entendemos que o mundo digital é o nosso objetivo ou o nosso caminho como sociedade, em um contexto de produto. E tomamos isso como um dos pilares de nossa estratégia”.

Frotas de aluguel inteligentes

E nesse mundo digital, disse Särkkä, as frotas inteligentes são fundamentais; “Temos dezenas de milhares de ativos em oito países - temos muito mais ativos do que funcionários. É crucial para nós ter essas máquinas equipadas com inteligência. Para que elas nos digam como estão se saindo? Essa é a base de tudo. Não podemos verificar dezenas de milhares de ativos, eles precisam nos informar proativamente. Estou esquentando? Estou sem óleo? Precisamos obter esse feedback”.

E os processos precisam ser digitalizados: “Se você fizer uma inspeção de devolução em um pedaço de papel, será difícil automatizá-la. Não haverá nenhum rastro digital disso.”

Isso leva logicamente a ter dados acionáveis e insights aprimorados pelo aprendizado de máquina.

Särkkä deu um exemplo concreto: “Vamos pegar um elevador tipo tesoura. Ele vai para o local de um cliente. Ele pode nos informar proativamente o que está acontecendo com ele e nos envia cem pontos de dados. Quando ele retorna ao depósito mais próximo, iniciamos o processo de inspeção de devolução. Podemos identificar se o equipamento está funcionando sem óleo há alguns dias.

Joel Särkkä, diretor de informações do Renta Group, falando na Cúpula da IPAF em Copenhague em março de 2024. (Foto: www.photographybymatthewjames.com)

“Forneceremos aos nossos técnicos de serviço as informações e os códigos de falha que estiveram ativos nos últimos meses. Eles tomarão as providências necessárias para que a máquina volte à condição de pronta para locação.

“Mas antes de fazer isso, haverá uma notificação informando que há um serviço importante a ser feito. E é aí que estamos aplicando o aprendizado de máquina, porque, historicamente, podemos dizer que nossas tesouras estão sendo usadas X horas por mês, e podemos dizer que há um serviço a ser realizado em 20 horas e esperamos que esse serviço seja acionado nos próximos 10 ou 11 dias. Que tal se antecipar e resolver isso agora? E esse é o insight acionável”.

Essas três etapas - ativos inteligentes, processos digitais e dados acionáveis - possibilitam o fornecimento de “soluções de alta qualidade para o cliente”. Mas tudo isso precisa estar em vigor antes de podermos dar os próximos passos.”

Särkkä destacou que isso exige muito trabalho e envolve tudo, desde ferramentas manuais até ultrabooms; “Esse é o trabalho que fizemos e conseguimos produzir esses serviços. E até agora estamos satisfeitos com os resultados, mas é uma batalha sem fim para melhorar e dimensionar a tecnologia.”

Conversa com os clientes

Os benefícios podem ser surpreendentes e podem criar um tipo totalmente novo de conversa com os clientes; “Na minha opinião, é a simplicidade da mensagem. Por exemplo, com nossos clientes, você pode perguntar: você gostaria de economizar dinheiro? Os clientes respondem: sim, eu gostaria de economizar dinheiro. Bem, agora podemos dizer se você não está usando sua máquina há três dias.

“Podemos perguntar: você gostaria de ver quanto as coisas estão custando? Eles respondem que sim. Bem, vamos automatizar um relatório para você. A comunicação tem que ser muito clara: o que é isso, o que eu ganho com isso?”

“Então podemos dar o próximo passo. Você gostaria de saber se a máquina está sendo ligada à noite? Eles responderam: “Sim, na verdade, isso pode ser algo que me interesse. E depois, gostaria de saber se as máquinas estão funcionando sem óleo? Gostaria de ver como seus pequenos ativos estão sendo usados?

“Portanto, é uma espécie de jornada, mas, pelo menos nos primeiros passos, sinto pessoalmente que é necessária uma comunicação clara e precisa.”

Sustentabilidade e aluguel

O Renta Group foi fundado em 2016 e, desde o início, estava focado em tecnologia digital. (Foto: Grupo Renta)

De acordo com Särkkä, a sustentabilidade é outra característica fundamental da preparação para o futuro. O termo abrange um amplo escopo de atividades, desde estratégias de redução de carbono até o gerenciamento de uma força de trabalho, e necessariamente se tornou um foco importante para a Renta, em parte porque ela está operando na região nórdica; “Ela tem uma prioridade muito, muito alta nos países nórdicos. Quando conversamos com nossos investidores, com nossos clientes, o assunto continua sendo abordado.”

Ele disse que o modelo de aluguel faz parte da economia circular; “Obviamente, os ativos estão sendo mais usados quando são compartilhados de forma mais eficiente. E como uma empresa de aluguel, é claro, estamos muito interessados em ter uma alta utilização. Portanto, as máquinas estão sendo usadas o máximo possível, e é nosso dever fornecer informações aos clientes para que eles possam aumentar a utilização. Portanto, não apenas os dias alugados, mas como podemos nos envolver com nossos clientes de forma significativa para que eles possam otimizar o uso da frota.

“Se pudermos ter quatro elevadores e atender a mais clientes do que apenas um, porque informamos ao cliente quanto custa, onde está e se ele o está usando ou não, ou outras informações. Isso é uma vitória, porque estamos usando os ativos de forma mais eficaz e usando de forma mais eficaz as matérias-primas que foram escavadas.”

A Renta também está tentando reduzir o impacto ambiental de seus próprios depósitos e otimizar o transporte de seus equipamentos.

O desafio da força de trabalho

Em seguida, vem o tópico do desenvolvimento da força de trabalho. Logo de cara, Särkkä disse que ter uma política eficaz de saúde e segurança é essencial; “O mais importante é que todos voltem para casa no final do dia. Tudo o que pudermos fazer nesse espaço, por meio de treinamento, envolvimento, investimento e promoção da segurança, é extremamente importante para a continuidade dos negócios.”

Isso levou inevitavelmente a uma discussão mais ampla sobre os desafios de recrutar e desenvolver a força de trabalho, que Särkkä descreveu como um problema difícil de resolver: “De acordo com a Forbes, na lista dos 700 melhores empregadores, a primeira empresa de manufatura ficou em 34º lugar e, no setor de construção, a primeira ficou em 166º lugar. Portanto, nosso setor como um todo não está necessariamente sendo identificado como os lugares mais desejáveis para se trabalhar.”

Ele disse que a IA ou o aprendizado de máquina pode ajudar as empresas a se tornarem mais produtivas, mas, mesmo assim, o aluguel continuará sendo um negócio que exige muita mão de obra: “Mesmo que o aprendizado de máquina nos diga quando o serviço aconteceu, ainda temos que fazer a manutenção da máquina. Ainda precisamos instalar a unidade de telemática e ainda temos que erguer o andaime ou mover a cabana do local. É um trabalho muito intenso, independentemente do impacto da IA.”

E o problema tende a piorar; “Nossa pirâmide de envelhecimento não está mais parecendo uma pirâmide. Podemos esperar que a escassez de mão de obra não se tornará mais fácil em breve. Temos cada vez mais funcionários experientes e, obviamente, eles estarão se aposentando. Portanto, teremos que atrair mais funcionários de um grupo de talentos mais amplo.”

Särkkä acha que as empresas de aluguel terão de atrair um grupo mais amplo; “Temos de tornar o local de trabalho mais convidativo, quaisquer que sejam as atividades que precisemos implementar para mostrar que somos um empregador atraente e comunicar os destaques do nosso setor.

“E há grandes benefícios. Pessoalmente, entrei no setor de aluguel vindo do setor de consultoria de TI e me apaixonei pelo setor. Acho que ele é muito especial, desafiador e dinâmico, e sinto que esse setor é para o futuro.

“Temos muito a nosso favor em termos de sustentabilidade e temos muitas áreas em que a tecnologia pode fazer grandes melhorias.”

Preparado para o futuro?

Ele acredita que o resultado de todo esse trabalho será positivo, com mais serviços para os clientes, melhor uso de equipamentos e recursos e uma força de trabalho engajada e comprometida; “Estou confiante de que, no final, a penetração do aluguel estará melhorando e teremos um público maior de clientes para atender. Isso está tornando a torta maior como um todo.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL