Como os veículos de transporte especializados estão a impulsionar a mudança verde

Com novas tecnologias e opções elétricas, os veículos de transporte especializados estão abrindo caminho para um futuro sustentável, livre de combustíveis fósseis e com cargas mais pesadas em movimento. Reportagem de Niamh Marriott.

A transição energética global para fontes de combustível mais verdes e mais ecológicas está a ser concretizada no sector dos transportes especializados, bem como na indústria da construção em geral. As empresas e os governos estão agora a considerar como fornecer materiais e componentes de construção aos locais de uma forma ecológica e limpa, e estão ativamente a procurar formas de reduzir as emissões de dióxido de carbono.

El nuevo sistema SPMT eléctrico de Mammoet está disponible inicialmente para el transporte de transformadores en los Países Bajos. (Foto: Mamut) O novo sistema SPMT elétrico da Mammoet está disponível inicialmente para o transporte de transformadores na Holanda (Foto: Mammoet).

Objetivos e ambições elevados foram definidos pelos governos a nível mundial para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis tradicionais para os transportes. Embora a infraestrutura de carregamento continue a ser um problema mundial para o transporte de consumo, os veículos de transporte especializados estão a tornar-se elétricos.

Reboques elétricos

A Mammoet, especialista internacional em levantamento de peso e transporte, lançou uma unidade de energia elétrica com emissão zero (EPPU), adequada para uso com qualquer transportador modular autopropelido (SPMT) da empresa.

A Mammoet está convertendo suas unidades de potência (PPUs) SPMT existentes, substituindo o motor diesel interno por uma alternativa elétrica. Uma vez adaptado, cada combinação de reboque tem potência comparável às unidades padrão da indústria existentes, diz Mammoet .

A PPU também reduz enormemente os níveis de ruído nos locais dos projetos, resultando em um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo. A empresa afirma que a comunicação entre os funcionários é mais clara, enquanto em locais onde existem restrições sonoras estão em vigor janelas operacionais mais longas são agora possíveis.

Ahora hay opciones de transporte ecológico disponibles para entregar componentes de energía renovable. (Foto: Mammoet) Opções de transporte ecológico agora estão disponíveis para fornecer componentes de energia renovável (Foto: Mammoet).

Mammoet diz que seu novo sistema elétrico representa mais um passo em direção à emissão zero no local, eliminando totalmente a pegada de carbono do transporte SPMT.

Todas as baterias elétricas cabem dentro do envelope PPU existente e a Mammoet está otimizando o design para tornar as unidades ainda menores. Um carregador integrado de 44 kW também está instalado na estrutura PPU original.

Mammoet diz que o carregamento CA leva 5 horas de vazio a cheio, mas o tempo de carregamento pode ser reduzido para 2 horas usando sua técnica exclusiva de “recarga” usando conversão hidroelétrica.

Dependendo do uso, as unidades Power Pack durarão de 4 a 5 dias antes de ser necessária a recarga.

Um porta-voz da empresa afirma que a opção elétrica “permite aos nossos clientes cumprir com mais facilidade a legislação ambiental cada vez mais rigorosa, reduzindo o impacto das fases de transporte nas comunidades e infraestruturas envolventes.

Retrofit da frota

“Isso também demonstra o forte compromisso da Mammoet com a transição energética e com a sua própria sustentabilidade. A modernização das frotas SPMT existentes reduz o desperdício e a fabricação adicional, em comparação com a aquisição de novos equipamentos com emissão zero.”

Existe apoio governamental disponível e o financiamento estatal está a ajudar a inovação de novas tecnologias.

Unidade de energia elétrica da Mammoet durante uma fase de teste no estaleiro da empresa na Holanda (Foto: Mammoet).

A Mammoet foi parcialmente financiada pelo DKTI, um programa do governo holandês para desenvolver tecnologias climáticas e inovações em logística. A Mammoet também trabalhou com um fornecedor de motores com emissões zero para a indústria pesada para trazer a solução de energia elétrica ao mercado.

Movendo-se sem guindastes

Os SPMTs continuam a oferecer opções de transporte inovadoras e podem até eliminar a necessidade de guindastes.

O especialista em sistemas de túneis Herrenknecht está usando o SPMT para transportar seus equipamentos sem a necessidade de guindastes para carregá-los e descarregá-los.

Herrenknecht, especialista en sistemas de construcción de túneles, utiliza SPMT para transportar sus equipos sin necesidad de grúas para cargarlos y descargarlos. A Herrenknecht, especialista em sistemas de construção de túneis, usa o SPMT para transportar seus equipamentos sem a necessidade de guindastes para carga e descarga.

Um novo Eco1000 SPMT da Cometto juntou-se à frota para realizar o transporte dentro da fábrica de peças individuais para máquinas de perfuração de túneis. É um veículo de 6 eixos que é conduzido sob a carga, levantado e, depois de mover a carga para seu novo local, abaixa a carga e sai de baixo dela. Ao fazê-lo, aproveita ao máximo o curso de suspensão de 700 mm do transportador.

Stephan Göggel , gerente técnico da fábrica de componentes em Herrenknecht , afirma: “Com a Eco1000 estamos idealmente equipados para a movimentação na fábrica de componentes individuais pesando até 200 toneladas para nossas perfuradoras de túneis.

“A carga útil de 260 toneladas , aliada à direção totalmente eletrónica, fala por si. Permite que o conceito de transporte sem guindastes seja implementado perfeitamente”, continua Göggel .

Para ajudar no funcionamento do transportador, um sistema de manutenção remota é incorporado ao gabinete de controle da fonte de alimentação Cometto. Os parâmetros operacionais podem ser recuperados “over the air” a qualquer momento e permitem que a Cometto ofereça suporte ao cliente em caso de mau funcionamento.

Movimentos históricos

A Spedition Kübler transportou um submarino U17 de 50 metros de comprimento e pesando quase 500 toneladas em 30 Tii Scheurle Linhas de eixo InterCombi em vias públicas na Alemanha, desde o porto de Speyer até o Museu Technik, a 4 km de distância.

A Spedition Kübler transportou um submarino de 500 toneladas em 30 linhas de eixo TII Scheuerle InterCombi em vias públicas na Alemanha (Foto: TII).

Em combinação com um trator e uma máquina empurradora, o conjunto completo do veículo tinha quase 70 metros de comprimento . Às vezes, eram necessários veículos adicionais de reboque e empurrar para proteger a superfície da estrada da imensa tração, de modo que a combinação real de veículos crescesse para cerca de 90 metros .

Devido à baixa altura da plataforma de 1,2 metros na posição de condução e à ampla base de apoio, as linhas de eixo também são adequadas para cargas com centros de gravidade elevados. Tal como no caso do transporte U17, as combinações de veículos InterCombi não são utilizadas apenas como combinações de reboque, mas também como combinações de trator-reboque ou como transportadores autopropelidos.

Frieder Saam, motorista profissional e gerente de transporte da Spedition Kübler, com sede em Michelfeld -Erlin , explica: “É sempre muito agradável quando a carga chega ao seu destino sem ser danificada. Afinal, cinco anos de planejamento foram dedicados a esse transporte especial.”

O submarino estava sendo movido para restauração.

Demanda europeia

A procura de SPMT tem aumentado constantemente desde a sua invenção há quatro décadas e continua a ser particularmente popular na Europa.

A empresa portuguesa de transportes Laso expandiu as suas operações italianas com um novo escritório em Milão. A empresa já possui filial em Florença e está presente em mais de dez países, predominantemente em países europeus como Espanha, França e Alemanha.

A Hüffermann , fornecedora de máquinas de construção com sede em Wildeshausen , na Alemanha , recebeu recentemente um conjunto de mesa giratória para suas linhas de eixos Cometto SPMT.

Comentando sobre este novo investimento, Rocco Schimmel, gerente de fábrica da Eisele AG Crane and Engineering Group, afirma: “Isso significa que estamos idealmente preparados para acionar componentes com peso de até 450 toneladas em um complexo aberto nas curvas mais fechadas ” .

“Esses toca-discos podem ser montados como uma combinação de 2 arquivos ou como uma combinação de 4 arquivos”, acrescenta o gerente de vendas da Cometto, Joachim Kolb. “Para isso, basta girar a placa de distribuição de carga 90 graus.”

Transporte de turbina

A Societa, especialista em transporte de turbinas eólicas com sede em Itália, Autotransporte Eccezionali (SAE) optou por dois novos MegaMax de 6 eixos camas baixas de Faymonville .

La empresa italiana SAE ha optado por dos nuevas cajas bajas MegaMax de 6 ejes de Faymonville. A empresa italiana SAE optou por duas novas carrocerias baixas MegaMax de 6 eixos da Faymonville.

O transporte de turbinas eólicas é complicado e requer transporte especializado para levar os enormes componentes, pás e naceles até um parque eólico, seja onshore ou offshore.

As novas plataformas baixas permitirão à SAE transportar seções pesadas de torres de turbinas eólicas com altura otimizada , afirma a empresa.

Estes reboques com suas vigas telescópicas e hidraulicamente alargadas são projetados especificamente para trabalhos de transporte de turbinas eólicas.

O comprimento básico do tabuleiro inferior é de 8.950 mm com uma extensão adicional de 5.500 mm. Graças à utilização de eixos inclinados, pode ser alcançada uma altura mínima de carga de apenas 765 mm no topo do bogie em posição de condução.

Isto permite carregar torres em todo o comprimento do reboque, geralmente com seu diâmetro maior na parte inferior.

A empresa trabalha com Faymonville há vários anos e sua frota inclui reboques WingMax quádruplos extensíveis , que são usados para transportar pás de rotor XXL.

Novas opções de transporte estão a garantir que as exigências da indústria para a movimentação de cargas pesadas são satisfeitas, e de uma forma cada vez mais sustentável.

18.000 toneladas movimentadas no SPMT

Um enorme módulo de doca flutuante movido por 380 linhas de eixo de um transportador modular autopropelido.

Um módulo de doca de 18.000 toneladas , 62 metros de largura e mais de 20 metros de altura, é uma visão inegavelmente impressionante por si só. Ainda mais espetacular foi quando aquele colosso começou a se mover, sustentado por 380 eixos de transportador modular autopropelido (SPMT).

Foi um projeto de carregamento na Coreia do Sul na SangSangIn Ship Machinery no porto de GwangYang . Depois de muito trabalho de preparação, o módulo de 260 metros de comprimento foi deslocado apenas 300 metros na primeira parte da viagem, sendo carregado em uma barcaça para a viagem marítima até o Egito.

Com 22,5 metros de altura, o módulo foi transportado em 380 linhas de eixos modulares da Cometto MSPE tipo SPMT. Era uma frota combinada de módulos de linha de eixo de três empresas locais de carga pesada: Anjeon , DaeMyung e Global.

“As três empresas enviaram suas frotas SPMT ao local para enfrentar o desafio. Foram montadas 380 linhas de eixos modulares do Cometto MSPE, compostas por sessenta e duas unidades de 6 eixos e duas unidades de 4 eixos”, afirma Alberto Di Stefano, gerente de vendas da Cometto.

O SPMT foi organizado em 12 veículos independentes, cada um movido por uma unidade de potência de 335 kW . Quatro áreas foram apoiadas em cada canto do cais, disse Cometto. Com o SPMT acionado sob a carga, a posição dos suportes foi ajustada ligeiramente antes de a carga ser concluída.

“Esses projetos são realizáveis graças à capacidade de carga útil do Cometto MSPE que atinge um valor de até 70 toneladas por linha de eixo – a maior quantidade do mercado. Além disso, a suspensão patenteada Cometto Dual-Link oferece uma repartição de força otimizada na estrutura da suspensão. A geometria do eixo proporciona a maior precisão possível durante o posicionamento da carga”, continua Di Stefano.

A doca flutuante é para a Autoridade do Canal de Suez do Egito. Pode içar navios com peso de até 35 mil toneladas . O custo foi de cerca de 64 milhões de euros. A fabricação começou em maio de 2022 e menos de um ano depois estava concluída e pronta para uso.

Transformadores transportados para a Índia

Star Shipping entrega transformadores de Karachi a Punjab. Star Shipping entrega transformadores de Karachi al Punjab.

A empresa de transporte e logística com sede no Paquistão, Star Shipping, entregou dois conjuntos de transformadores de 40 MVA e acessórios fracionados de Karachi, no Paquistão, a Punjab, na Índia.

A carga foi recebida no porto de Karachi e carregada em reboques hidráulicos de vários eixos, que foram usados para entregar com segurança os transformadores ao local de destino em Punjab.

A Star Shipping entregou os acessórios fracionados adicionais para esta remessa usando vários reboques de plataforma, com todas as remessas realizadas com sucesso.

A Star Shipping Pakistan é especializada em projetos turnkey, transporte pesado, montagem, serviços de engenharia, frete marítimo e serviços offshore.

Shodesh transporta usina nuclear

Shodesh Shipping gestiona un buque a granel para un proyecto nuclear. A Shodesh Shipping gerencia um navio graneleiro para um projeto nuclear.

A Shodesh Shipping , com sede na Índia, coordenou um grande carregamento pesando mais de 2.000 toneladas para o desenvolvimento da Usina Nuclear de Rooppur , em Bangladesh.

A central eléctrica está a ser construída nas margens do rio Padma , 140 km a oeste de Dhaka.

“O navio transportava 2.066 toneladas (2.092 pacotes) de carga a granel para a continuação da construção da fábrica”, disse um porta-voz da empresa.

Desde o início da construção da usina nuclear, a empresa desempenhou um papel significativo como agenciamento de carga e agente logístico do projeto.

Durante março e abril de 2023, a empresa movimentou outro carregamento de carga utilizando o navio fracionado MV Dragonball , que chegou ao porto de Chittagong no final de março.

O destinatário desta remessa foi a Comissão de Energia Atômica de Bangladesh e a Atomstroyexport JSC, o principal contratante da usina.

Rampas realocam equipamentos de perfuração

A Ramps Logistics realocou as plataformas de perfuração em Trinidad (Foto: Ramps Logistics)

A Ramps Logistics colaborou e apoiou a equipe da Touchstone Exploration na realocação de seus equipamentos de perfuração em Trinidad.

O equipamento, que incluía compressores e separadores, foi essencial para as atividades de perfuração onshore da Touchstone.

O transporte foi concluído das instalações da Reserva Florestal em Fyzabad até a unidade de Cascadura em Rio Claro.

O grande esforço e atenção de ambas as equipes à segurança tornaram este movimento um sucesso, disse um porta-voz da empresa, acrescentando: “Estamos entusiasmados em continuar a apoiar o setor energético de Trinidad”.

Goldhofer transfere locomotiva no México

Pesado Transport confía en una combinación de plataforma abatible de alta resistencia de Goldhofer (Foto: Goldhofer) A Pesado Transport conta com uma combinação de plataforma dobrável para serviços pesados da Goldhofer (Foto: Goldhofer)

A empresa mexicana de transporte pesado Pesado usou uma combinação THP/SL de 12 eixos da Goldhofer para transportar uma locomotiva elétrica de 180 toneladas por 2.250 quilômetros de San Luis Potosi a Valladolid, Yucatán, no México.

A locomotiva elétrica EMD GP-38-2 tem 18 metros de comprimento e 4,7 metros de altura e operará na nova ferrovia Tren Maya.

A ferrovia faz parte de um grande projeto de infraestrutura que envolve a construção de uma linha ferroviária de 1.500 quilômetros ligando os destinos turísticos do México aos locais maias.

Para a operação, Pesado escolheu a combinação Goldhofer com deck rebatível projetado para carga útil de até 300 toneladas .

O convés rebatível foi necessário devido à altura total de 4,7 metros da locomotiva.

Graças ao deck de descida foi possível chegar a Valladolid, a 2.250 km de distância, por rota direta, principalmente por rodovias federais.

A saída do pátio de carga foi o primeiro teste às capacidades da equipa do Pesado com o conjunto de 69 metros de comprimento . A potência veio de dois tratores pesados Western Star 6900XD 8x6 de 515 HP, às vezes usados no modo push-pull.

Com um ângulo de direção de 55° e curso do eixo hidráulico de +/-300 mm, não foram causados problemas graves pelos pontos apertados do percurso, incluindo rotundas e cruzamentos.

A plataforma de 304 toneladas , com largura total de 3,3 metros e altura total de 5,06 metros , chegou ao seu destino em Valladolid, Yucatán, em 14 dias.

“Foi uma viagem desafiadora por áreas turísticas com estradas estreitas e raios estreitos, mas a direção precisa disponível com os módulos THP/SL da Goldhofer torna possíveis manobras seguras e precisas mesmo nessas condições”, afirma Ramiro Muñoz Martinez, engenheiro especializado em transportes em Pesado .

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL