Como os dispositivos abaixo do gancho melhoram a segurança de elevação?

Os dispositivos abaixo do gancho equilibram os componentes com segurança e melhoram a segurança do trabalho de elevação, independentemente do tamanho ou formato da carga. Reportagem Niamh Marriott.

Vigas espalhadoras Modulift usadas na configuração de crucifixo para um teste de carga em Dubai. (Foto: Modulift)

Um grande retorno aos eventos ao vivo, e em particular o retorno da gigante feira Bauma em outubro deste ano, significa que a indústria pode testar e experimentar uma infinidade de novos produtos projetados para melhorar o trabalho de elevação e ver sua eficácia pessoalmente.

Os dispositivos abaixo do gancho visam melhorar a estabilidade da carga, a eficiência do trabalho de movimentação e a segurança de todas as pessoas envolvidas.

Abaixo do gancho, os dispositivos podem ser usados em uma capacidade de teste antes das máquinas serem usadas no local.

Recentemente, duas vigas espalhadoras Modulift foram usadas para realizar um teste de carga de 2.420 toneladas em Dubai, Emirados Árabes Unidos, pela Liftek International.

As vigas MOD 1000 foram utilizadas em configuração de crucifixo para realizar o teste, com cada viga levantando uma carga de 990 toneladas , sendo a carga restante suspensa diretamente no gancho do guindaste.

Vigas espalhadoras leves

O projeto foi uma colaboração entre vários fornecedores de equipamentos especializados em todo o mundo. As manilhas P-6043 Green Pin, de 600 e 500 toneladas , foram fornecidas pela Royal Van Beest .

Links de carga sem fio, grilhões de pinos de carga e componentes eletrônicos T24 vieram da Load Monitoring Systems, e também foram usados dois waterbags, 110MT e 50MT, ilhós colocados por cabo e eslingas redondas fabricados pela Liftek International.

Sarah Spivey, diretora executiva da Modulift , disse: “É encorajador ver nossas vigas sendo usadas como parte de um projeto tão exigente.

O MOD 1000 é ideal para este tipo de elevação devido ao seu peso próprio relativamente baixo.

“Nossas vigas espalhadoras são especialmente projetadas para fornecer uma solução leve para que os guindastes possam trabalhar com capacidade máxima.”

Todos os produtos da linha Modulift de feixe de espalhamento estão em conformidade com os padrões ASME, BS e DNV. As capacidades variam de 6 a 3.000 toneladas e podem ser reutilizadas sem a necessidade de novo teste ou recertificação, mesmo quando desmontadas e reconfiguradas.

Ganchos de elevação controlados remotamente

O aparelhamento abaixo do gancho abrange uma grande variedade de produtos e, além disso, tornou-se uma área em que a automação é cada vez mais aplicada.

A OTH Pioneer Rigging, com sede em Montreal, no Canadá, lançou uma nova linha de ganchos de elevação que são controlados remotamente para permitir que os trabalhadores liberem o equipamento de cargas com segurança à distância.

Com um número ilimitado de ganchos sincronizados no mesmo controle remoto, os usuários podem criar sua própria configuração.

Ambos os modelos, com limite de carga de trabalho de 1.995 kg e 5.262 kg, trabalham com configurações vertical, cesta ou gargantilha e qualquer tipo de fixação (cabo de aço, corda de nylon, correntes, olhais, etc.) para levantar até 45.359 kg.

Para tarefas de alto ciclo, como montagem de aço, estrutura de madeira, entrega de componentes ou carregamento, o gancho de controle remoto pode economizar até quatro horas do tempo necessário para liberar cargas ao longo do dia, disse a empresa.

Proteção mecânica contra quedas
O Green Pin Catch Shackle foi desenvolvido em cooperação com a DROPS. (Foto: Green Pin)

O controle remoto é codificado por cores para combinar com os ganchos, que podem ser abertos todos de uma vez ou um de cada vez.

O controle remoto aciona um mecanismo de abertura e uma sequência de liberação de dois botões é necessária para abrir o gancho.

Este dispositivo de elevação abaixo do gancho apresenta um projeto mecânico de proteção contra quedas que desliga o mecanismo de abertura do gancho durante o levantamento.

“O design robusto e o formato aerodinâmico do gancho foram projetados para trabalhar em ambientes hostis e apresentam bateria de longa duração, capaz de fazer mais de 100 levantamentos por dia durante uma semana inteira antes que a recarga seja necessária”, disse OTH.

“O gancho permanece travado se a bateria estiver totalmente descarregada.”

Evitando que objetos caiam de altura
O SkyLifter é um guindaste aéreo elétrico solar que pode levantar cargas úteis verticalmente além dos limites técnicos dos maiores helicópteros. (Foto: Skylifter)

Evitar a queda de equipamentos e componentes de altura é uma preocupação central para a indústria de elevação. Objetos caídos são um risco de segurança bem conhecido e uma das principais causas de acidentes.

A Green Pin oferece uma solução para este problema com sua manilha Green Pin Catch, que evita a queda acidental de parafusos, porcas, contrapinos e até mesmo manilhas completas.

As manilhas têm um ponto de fixação em cada componente individual para conectá-los a um cordão que pode ser preso com segurança a algo ou alguém, um cinto de ferramentas que o rigger está usando, etc.

O disco na porca que permite o amarramento gira independentemente da própria porca, não enrolando o talabarte preso.

O Green Pin Catch Shackle é fornecido sem qualquer fiação para que cada usuário possa escolher seu método preferido de proteger os produtos.

Guindaste de ar elétrico solar

À medida que as turbinas eólicas para geração de eletricidade crescem e se afastam da costa, a indústria busca maneiras de garantir a segurança e melhorar a eficiência.

da Mammoet visa encontrar soluções para transferência de carga segura e eficiente entre duas embarcações flutuantes e métodos para reduzir o custo de manutenção de turbinas eólicas.

No início de 2022, a final do 5º desafio de inovação eólica offshore apresentou duas dessas opções - o SkyLifter e o Seaqualize . O SkyLifter é um guindaste aéreo elétrico solar que pode levantar cargas úteis verticalmente, até 250 toneladas , além dos limites técnicos dos maiores helicópteros.

Composto por um aeróstato lenticular e uma cápsula suspensa, é uma embarcação mais leve que o ar projetada para permanecer em uma posição geoestacionária com gasto mínimo de energia.

O Seaqualize Delta transforma qualquer guindaste padrão de levantamento pesado em um guindaste ativo de alto desempenho com compensação de elevação. (Foto: Seaqualize)

Se a ideia voar, as considerações de peso e suas oito linhas de suspensão de carga resultarão em algumas soluções interessantes abaixo do gancho.

O Seaqualize Delta é uma unidade suspensa por gancho que transforma um guindaste padrão de levantamento pesado em um guindaste ativo de alto desempenho com compensação de peso.

Ele permite que operações como instalações de peças de transição flutuantes, levantamentos de barcaças alimentadoras de componentes delicados, como naceles de turbinas, e até mesmo transferências de barcaças alimentadoras para embarcações flutuantes de elevação pesada ocorram de maneira mais confiável.

Durante as operações de barcaça alimentadora, ela pode oferecer mais de 80% de capacidade de trabalho durante os meses de inverno, ampliando amplamente os envelopes durante os quais o trabalho pode ocorrer e, assim, mantendo ocupadas embarcações especializadas e caras.

Classificado para 600 toneladas , seu controle passivo total de carga garante um movimento suave sem decolagens ou rebatidas acidentais, resultando em um local de trabalho mais produtivo e seguro.

O desenvolvimento contínuo de dispositivos abaixo do gancho só pode levar a um melhor trabalho de elevação e, com a implementação contínua da automação, a segurança no local deve continuar a melhorar.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL