Como operar escavadeiras com segurança?

By Luciana Guimaraes19 July 2021

Ao operar equipamentos de grande porte, não é apenas importante ter máquinas de marcas confiáveis ​​e robustas, o cuidado com as mesmas, bem como a habilidade do operador são de vital importância para garantir um ambiente de trabalho seguro.

E embora haja alguns indícios extremamente lógicos, é sempre importante refrescar continuamente a memória e prestar atenção ao que indica o Manual do Operador.

Para reduzir o risco de acidentes durante a operação de escavadeiras, Vladimir Machado, especialista de produtos da Link-Belt Latin America, aponta algumas medidas que devem ser adotadas:

1-Coloque sempre o cinto de segurança durante a operação, mesmo em atividades rápidas e fáceis. Embora essa seja uma premissa básica, muitos operadores ainda se esquecem que o objetivo do cinto de segurança é protegê-los em situações de inclinação lateral, capotamento e colisões.

2-Antes de iniciar qualquer atividade, é importante sempre olhar em volta, utilizando os retrovisores laterais e a câmera retrovisora ​​do equipamento, para garantir que não haja pessoas ou obstáculos no raio de ação.

3-Outra recomendação essencial é sinalizar o início da operação da escavadeira com um ou dois toques curtos da buzina. Essa prática serve para alertar as pessoas próximas, aumentando sua atenção para a equipe.

4-Durante a operação propriamente dita, recomenda-se manter sempre as rodas motrizes na parte traseira da máquina e as rodas guia na frente, evitando assim que os comandos de movimento (para frente / para trás) sejam invertidos caso seja necessário movimentar a escavadeira uma situação de emergência.

5-Verifique a mesa de levantamento de carga na cabine antes de iniciar o levantamento de material. Esta tabela indica o peso máximo que a escavadeira pode levantar com segurança, dependendo da configuração do braço, lança e sapata, bem como a altura a que o material será levantado e a distância do ponto de carregamento. Observar todas essas variáveis ​​impedirá que a máquina tombe.

LinkBelt excavator

A importância da manutenção

“Além da assessoria operacional citada, há outros dois fatores que fazem toda a diferença para o uso seguro das escavadeiras: a execução das manutenções preventivas dentro do prazo recomendado pelo fabricante e o uso de peças de reposição originais”, reforça Machado. O especialista explica que durante as revisões programadas são feitas substituições, correções, verificações e lubrificações adequadas nos componentes que fazem parte do equipamento, para garantir seu máximo desempenho e a segurança dos usuários. “Nesse processo, a utilização de peças de reposição originais é outro ponto fundamental, pois garante a procedência, qualidade e desempenho de toda a escavadeira”, acrescentou Machado.

As máquinas Link-Belt, por exemplo, saem de fábrica com os mesmos itens em estoque para reposição, permitindo que as principais características dos equipamentos da marca, como confiabilidade, agilidade, conforto e economia de combustível, sejam mantidas a cada revisão. Valle destaca que a utilização de componentes não originais e sua aplicação por pessoal não autorizado estão entre os principais erros cometidos durante as atividades de manutenção, pois podem resultar em falhas e outros problemas graves, comprometendo componentes de todo o sistema.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Bombas: Trabalho em pedreiras
Para obter resultados ideais, é essencial usar as bombas corretas.
A importância do Impulsor
BBA Pumps lança seu impulsor de canal de parafuso KS, que é projetado para evitar entupimento e vibrações em suas bombas de esgoto.
Coluna Sobratema: Tempos de renovação
A renovação das frotas de equipamentos deu um novo impulso ao mercado brasileiro. Escrito por Eurimilson Daniel.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL