Como o setor de acesso se comportará em 2022?

16 February 2022

A revista irmã da Construção Latino-Americana, Access International, realizou uma pesquisa de confiança entre empresas do setor de acesso (locadoras de equipamentos, fabricantes e usuários finais em todo o mundo) que mostra uma perspectiva positiva para 2022, considerando os desafios que o setor enfrenta atualmente.

Observando os resultados do Índice de Confiança da pesquisa, que pede aos entrevistados que prevejam as oportunidades para seus negócios nos próximos cinco anos, de uma pontuação máxima de 100, a resposta média deste ano é de 66,9.

Isso representa uma ligeira queda em relação à pontuação do índice de 68 na edição do ano anterior desta pesquisa, situação que pode ser devido a um aumento da confiança no final de 2020, graças a grande parte da indústria se recuperando da pandemia no segundo metade daquele ano.

As pressões contínuas de hoje, incluindo bloqueios em muitas partes da Ásia durante 2021 e as novas restrições mais recentes introduzidas nos países europeus, juntamente com as preocupações contínuas na América do Norte, podem ter ensinado os profissionais do setor a serem um pouco mais cautelosos.

Do outro lado da moeda, a previsão do Índice de cinco anos contradiz as previsões de locadoras, fabricantes e usuários finais apenas para o próximo ano. As expectativas para o setor, principalmente na Europa e na América do Norte, são altas, com fabricantes e locadoras relatando fortes resultados financeiros.

Tendências positivas

A pesquisa mostra resultados geralmente positivos. Isso se reflete na tabela de Perspectivas para todos os setores, que mostra que quase 40% dos entrevistados acreditam que haverá mais de 10% de crescimento em 2022, em comparação com 24% no ano passado. Essa tendência continua ao longo deste gráfico, com significativamente menos recessões previstas no próximo ano do que no ano passado.

Considerando apenas as locadoras, é evidente que existe um nível de confiança igualmente alto entre elas. É claro que uma experiência não se encaixa em todos os países, e em áreas como o Sudeste Asiático, que sofreu bloqueios ao longo deste ano, é provável que haja um nível mais baixo de confiança. Há também menos locadoras nesta região, o que significa que elas são ligeiramente deslocadas pelo maior número de empresas que estão sediadas em mercados maduros.

Da mesma forma, olhando para os dados de fabricantes individuais, as expectativas de crescimento contínuo do mercado são óbvias, com uma porcentagem maior deles prevendo crescimento em 2022, em comparação com este período do ano passado para 2021. as vendas também aumentaram consideravelmente, em comparação com o nível de confiança do ano anterior ano.

Mais uma vez, isso está em linha com a recuperação nos mercados norte-americano e europeu, juntamente com o crescimento excepcional contínuo na China.

Não é até que você observe as expectativas de investimento para equipamentos usados ​​das locadoras e os níveis de preços dos fabricantes que realmente se torna evidente que os problemas da cadeia de suprimentos estão aumentando os prazos de entrega e os custos. As tabelas relevantes (de investimento em equipamentos novos e usados) mostram um aumento em relação ao ano passado, com mais locadoras procurando aumentar seus gastos com equipamentos usados, do que esperavam no ano passado.

Em resposta ao aumento dos custos de material, os fabricantes estimam que os preços gerais dos decks aumentarão no próximo ano, em comparação com as perspectivas de 2020.

Aumento de taxa

Como isso se correlaciona com a previsão para as taxas de aluguel no próximo ano?

Bem, com base nesta pesquisa, parece que as taxas de aluguel devem aumentar acentuadamente em 2022. Os aumentos de preços de equipamentos geralmente não são repassados ​​pelas locadoras para suas empresas por vários motivos, no entanto, parece que a opinião geral é que é hora disso acontecer.

Agora que as novas tecnologias em telemática e soluções ecologicamente corretas estão adicionando custos ao desenvolvimento e produção de novos equipamentos, é compreensível que o custo total de propriedade conte mais no preço no ponto de venda.

Em conclusão, embora a pandemia de COVID-19 esteja longe de terminar e sua propagação pareça tão imprevisível como sempre, a confiança no setor de acesso continua forte, como confirma esta pesquisa. E essa visão positiva para o próximo ano é compartilhada globalmente: olhando para o detalhamento regional, o crescimento é geralmente esperado em todas as regiões.

Quando as empresas foram convidadas a participar desta pesquisa, a nova variante Omicron ainda não havia sido detectada. Se isso terá um efeito sobre a indústria que não é aparente nas previsões desta pesquisa, teremos que esperar para ver.

Sobre a Pesquisa de Confiança

Os fabricantes, locadoras e usuários finais envolvidos na indústria de acesso foram solicitados a fornecer suas previsões para o setor até 2022. A pesquisa anônima foi realizada em outubro de 2021 por meio de solicitação por e-mail e por meio do boletim semanal da Access International. Se você tiver dúvidas sobre a pesquisa, entre em contato com o editor da revista, Euan Youdale.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL