Como foi o mês de janeiro no mercado brasileiro de aluguel?

A Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC) divulgou os resultados de sua mais recente pesquisa, “Termômetro do Mercado de Locação Janeiro 2024”, que oferece uma visão abrangente da situação atual do mercado de locação no país.

Em relação à comparação entre janeiro de 2024 e o mesmo mês do ano anterior, os resultados mostram um quadro misto. Um número significativo de 41,7% das empresas pesquisadas relatou que janeiro de 2024 foi melhor em comparação com o mesmo período de 2023. Essa tendência de aumento sugere um crescimento positivo no setor de locação no ano passado, possivelmente impulsionado por vários fatores, como a recuperação econômica e a demanda contínua por serviços de locação.

Por outro lado, aproximadamente 30,2% das empresas tiveram desempenho inferior em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano passado. Essa discrepância nos resultados destaca a diversidade de experiências dentro do mercado de aluguel, com algumas empresas enfrentando desafios específicos, enquanto outras fazem um progresso maior.

Com relação à comparação entre janeiro de 2024 e dezembro de 2023, os dados revelam uma tendência semelhante. Embora 37,2% dos entrevistados tenham observado uma melhoria, um número significativo de 41% relatou um desempenho inferior.

A pesquisa também examinou o crescimento da base de clientes e os ajustes de preços em janeiro de 2024. Quase dois terços dos entrevistados (65,5%) relataram ter conquistado mais clientes durante o mês e 32,4% das empresas ajustaram suas tabelas de preços, sugerindo relativa estabilidade nas taxas em meio à dinâmica do mercado.

Finalmente, em termos de perspectivas futuras, o estudo revelou que 69,8% das empresas têm planos de comprar equipamentos nos próximos três meses. Essa intenção de investimento é um indicador positivo de otimismo e confiança no crescimento contínuo do mercado de aluguel no Brasil.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL