Como fazer a escolha certa da corda

Tecnologia das cordas é continuamente testada e desenvolvida.

a Bauma 2022, o fabricante de guindastes de torre Wolffkran demonstrou um cabo de fibra sintética para substituir o cabo de aço convencional. (Foto: Wolffkran)

A escolha correta da corda é fundamental na operação de guindastes e máquinas de elevação, pois é o elemento que permite elevar e movimentar cargas. A tecnologia das cordas é continuamente testada e desenvolvida, existindo diferentes opções no mercado, desde cabos de aço até fibras sintéticas de alta resistência.

Neste artigo, vamos analisar as principais características das cordas de aço e fibras sintéticas, bem como algumas opções de destaque dos principais fabricantes do mercado.

A importância da corda na operação de guindastes

Todos os guindastes têm uma coisa em comum: a corda é um componente crítico que permite que a carga seja elevada. Por esta razão, segurança e confiabilidade são as principais prioridades na operação de guindastes. As cordas devem ser projetadas e calculadas de forma que mostrem a tempo seu estado de descarte na superfície da corda e, assim, informem seu operador quando for a hora de trocar a corda.

Um exemplo de fabricante de destaque no mercado de cordas de aço é a Casar, marca da WireCo . A Casar tem investido em pesquisa e desenvolvimento para obter conhecimento técnico do comportamento dos cabos de aço em diversas aplicações. Também investiu na construção e compra de máquinas de teste ao longo dos anos para seus produtos.

Doublefit é um produto Casar feito de fios comprimidos e martelados duas vezes. Ao comprimir as cordas e martelar tanto a corda do coração quanto a corda percutida, obtém-se uma superfície arredondada e lisa. Em comparação com cabos com uma força de ruptura mínima mais baixa, o Doublefit permite polias e tambores menores, aumentando significativamente a carga útil do guindaste.

A corda Casar Parafit foi projetada para enfrentar os desafios da trituração de tambores. Sua compressão martelada especial é útil para aplicações com altas pressões de superfície e sua superfície lisa evita cortes e danos à superfície do cabo.

A opção de fibras sintéticas

À medida que o debate sobre cabos (fibra sintética ou fio de aço) continua, novas opções estão surgindo no mercado de guindastes. Na Bauma 2022, o fabricante de guindastes de torre Wolffkran demonstrou um cabo de fibra sintética para substituir o cabo de aço convencional.

Wolffkran apresentou seu novo chaRope , que, desenvolvido com o especialista em cordas Trowis , o fabricante afirma ser “o único cabo de fibra que pode substituir um cabo de aço 1:1”.

Além das vantagens usuais do cabo de fibra sobre o aço, diz Wolff, a substituição do aço pelo novo cabo pode ser feita sem a necessidade de modificar o guindaste.

O novo cabo Trowis tem uma capa completa distinta e tem o mesmo diâmetro geral do cabo de aço que ele substitui.

Uma característica distintiva da nova corda de fibra é que sua jaqueta é totalmente impermeável, ao contrário da jaqueta trançada dos concorrentes. A umidade não pode entrar na corda e, ao mesmo tempo, os lubrificantes não podem vazar, disse a empresa.

A fase de testes da nova corda será concluída em junho de 2023 e estará disponível no mercado em agosto.

protegendo sintético

A corda sintética é cada vez mais usada em uma ampla gama de guindastes por sua economia de peso e longevidade. A substituição dos cabos de aço tradicionais pode reduzir drasticamente o peso total de qualquer reboque ou veículo utilitário, especialmente aqueles com vários guinchos. Também resistente à abrasão e fácil de inspecionar, a corda sintética tem torque neutro, o que significa que não torce e é muito mais fácil de manusear.

Sob sua marca Braden, Paccar A Winch lançou um novo produto para resolver a questão da instalação segura de cabos sintéticos para aplicações de guincho - um sistema de ancoragem para todos os guinchos de recuperação da série TR.

As âncoras de corda sintética instalam com segurança a corda sintética. A empresa diz que fornecerá força de tração máxima com até 40% menos peso em comparação com o cabo de aço.

As âncoras que foram testadas durante o desenvolvimento têm uma tração de linha nominal de 5.443 kg a 13.608 kg.

Para usar a âncora, um olho deve ser emendado na corda e inserido pela abertura menor do bolso da cunha no tambor.

Instale a âncora no olhal e puxe a corda até que a âncora esteja totalmente encaixada no bolso. A âncora prenderá a corda no tambor.

Seja sintético ou de arame, a tecnologia de cabo continua a melhorar o desempenho de um guindaste, garantindo que as cargas permaneçam fortes e altas com produtos duráveis.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL