Como escolher a escavadeira correta?

31 March 2022

Vladimir Machado, especialista em produtos da Link-Belt Latin America, oferece recomendações para garantir a melhor escolha ao comprar uma escavadeira.

Artigo escrito por Vladimir Machado, Especialista em Produtos Link-Belt Latin America

Todo canteiro de obras precisa de planejamento para ocorrer com segurança, dentro do cronograma e de uma maneira que economize recursos. Entre os muitos aspectos a considerar, a escolha do equipamento a ser utilizado de forma estratégica é um deles. A tarefa de determinar o equipamento ideal não é fácil e a escolha errada pode levar a problemas para a segurança da operação e no momento de fechar as contas. A Link-Belt aponta os fatores decisivos para tal escolha.

Os responsáveis pelo canteiro de obras devem levar em conta quatro pontos principais:

  • tipo de canteiro de obras
  • dimensionamento da máquina
  • requisitos de segurança
  • itens de manutenção

Tipo de local: As escavadeiras, com seus acessórios, são muito versáteis. Antes de tudo, é necessário entender o tipo de local onde o equipamento estará funcionando. A escavadeira de 20 toneladas, por exemplo, é uma excelente escolha no mercado, pois é capaz de trabalhar em locais pequenos, médios e grandes, principalmente em áreas urbanas.

El equipo adecuado brinda más productividad y economía a la operación. O equipamento certo traz mais produtividade e economia para a operação. (Foto: Link-Belt).

Entretanto, se a empresa tem uma atividade mais específica, como a construção de fundações, infra-estrutura e tubulações, uma escavadeira menor, com oito ou doze toneladas, pode ser compatível com esta demanda. São máquinas mais compactas, que não requerem uma licença ou um caminhão específico para o transporte, reduzindo os custos de transporte.

Dimensionamento da máquina: após entender o local e a necessidade da escavadeira, vale a pena pensar sobre o dimensionamento da máquina. O peso do equipamento, as dimensões do braço, da lança e do balde devem ser definidos de acordo com a demanda. A escolha do peso é o primeiro ponto, pois dependendo do tipo de canteiro de obras, a escavadeira não pode danificar o solo pelo qual ela passa.

Requisitos de segurança: outro ponto a considerar ao escolher o equipamento são os requisitos de segurança do local. Existem equipamentos com os mais diferentes itens a este respeito; portanto, os responsáveis devem considerar os fatores de risco do local. Um exemplo são as escavadeiras com estrutura de proteção Roll Over (ROPS) e as cabines com estrutura de proteção Falling Objects Protective Structure (FOPS), respectivamente: proteção contra capotamento e queda de material. Em alguns casos, também é necessário que o equipamento esteja equipado com um sistema de proteção contra esvaziamento e rupturas de mangueiras. O cliente da Link-Belt pode adquirir tal sistema como um item opcional.

Itens de manutenção: a manutenção é um fator de impacto de custos, pois com a prevenção oportuna, é possível reduzir o tempo de parada não programada. Neste caso, o especialista da Link-Belt menciona o suporte de drenagem e a bomba de enchimento nas escavadeiras Link-Belt. Nossos modelos têm lubrificação nos pontos dos braços, barras e cilindros para cada mil horas trabalhadas. Portanto, não é necessário nenhum equipamento de lubrificação diária, além de evitar a drenagem de óleo e o risco de contaminação do solo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL