Como combater incêndios em veículos elétricos

Quando as baterias de íon de lítio pegam fogo, elas queimam de maneira diferente dos motores de combustão interna. O combate a esses incêndios apresenta dificuldades na supressão de incêndios em veículos

Combater eficazmente qualquer incêndio significa compreender como o incêndio começou. No caso de incêndios em veículos, isso significa, em grande parte, conhecer a fonte de energia do veículo. Houve um tempo em que era exclusivamente um motor de combustão interna (ICE). A proliferação de veículos e equipamentos eletrificados, no entanto, mudou isso – e introduziu certos desafios.

Uma demonstração do agente de supressão de incêndio e-FireX extinguindo um incêndio em uma bateria de lítio. (Foto: e-FireX)

“A diferença é que os incêndios de combustão [interna] têm uma fase incipiente”, disse Jesse Corletto, bombeiro aposentado e fundador da e-FireX, fabricante de agentes de supressão de incêndio para incêndios em baterias de lítio com sede em Reno, Nevada. “Eles precisam de oxigênio para construir – para chegar a 1.800° F (982,2° C) – e então para queimar todo o material ao redor do carro, para chegar a essa faixa.”

Corletto disse que, em comparação, o incêndio de uma bateria de íons de lítio não tem uma fase incipiente porque “cria seu próprio oxigênio”, ou seja, libera oxigênio quando a bateria queima. “Vai de zero a 3.000° F (1.648° C) imediatamente.”

Desafios de Fuga Térmica

De acordo com “Mitos de proteção contra incêndio e segurança da vida”, uma postagem de blog de 3 de janeiro de 2024 de Shawn Mahoney no site da National Fire Protection Association (NFPA), esse processo de combustão rápida é chamado de fuga térmica, “onde uma falha de célula única pode causar a produção de calor e oxigênio, bem como gases inflamáveis e tóxicos. Isso então se espalha para as células adjacentes, causando potencial rápido crescimento de incêndio ou explosões.”

Uma demonstração do agente de supressão de incêndio e-FireX extinguindo um incêndio em uma bateria de lítio. (Foto: e-FireX)

A fuga térmica torna mais desafiador combater um incêndio de EV do que um incêndio de ICE. “Eles queimam tão rápido e tão quentes que qualquer agente no mercado atualmente – água, pó, géis, espumas – evapora antes de chegar ao foco do fogo”, disse Corletto, acrescentando que os incêndios em baterias de lítio podem atingir 4000°F.

O desafio de combater incêndios em veículos elétricos levou Corletto a estabelecer o e-FireX há dois anos. “Acabei de perceber que não há realmente nada em termos de inovação [na supressão de incêndios] para acompanhar a tendência do mercado de veículos elétricos. Então comecei a trabalhar no desenvolvimento de um novo agente que pudesse combater esse tipo de incêndio de alta temperatura com VEs. E o que percebi é que o mercado de supressão de incêndios ainda não alcançou o mercado de EV.”

Agentes de supressão ineficazes

Ele acrescentou que, embora os sistemas de supressão de incêndio em veículos estejam disponíveis há muito tempo, os fabricantes de equipamentos muitas vezes não percebem que os agentes de supressão de incêndio que utilizam não são compatíveis com o combate a um incêndio em veículos elétricos.

“Eles sabem que estão construindo algo que é um ótimo produto que obviamente salvará o meio ambiente e economizará muito no futuro”, disse Corletto. “Mas, ao mesmo tempo, eles precisam fornecer essa essência extra na proteção do cliente.”

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Ele acrescentou que isso também significa proteger os ativos dos clientes em torno dos veículos elétricos que podem ser danificados ou destruídos em caso de incêndio. “Esse equipamento agrícola pode estar dentro de um celeiro quando dispara. Você não apenas perderá aquele equipamento agrícola, mas também perderá todo o seu celeiro, porque assim que aquela coisa pegar fogo, como mencionei antes, é de zero a quase 3.500 ou 3.600 ° F (1.926,7 ou 1.982,2 ° C) imediatamente. E não há como chegar perto disso – ele se foi. É isso.”

Regulamentos ficando para trás

Corletto também disse que as próprias regulamentações contra incêndio não acompanharam a proliferação de veículos elétricos.

“Eles estão um pouco atrasados e isso foi uma das coisas que percebi quando fundei a e-FireX e comecei a divulgar o agente para os mercados, para os grandes fabricantes.”

Ele acrescentou que fez sua própria pesquisa para ver se havia algum regulamento ou diretriz especificamente relacionado à supressão de incêndio na indústria de veículos elétricos e descobriu que nada existia.

“Apresentei uma nova classificação à NFPA para extintores de incêndio”, disse Corletto. “Atualmente, o lítio é um espaço reservado na classificação de metais [Classe] D para extintores de incêndio”, disse Corletto. “E esse agente do metal D atualmente no mercado não extingue o lítio, apenas pela forma como ele queima. Com a fórmula e-FireX, introduzi uma nova classificação, removendo esse lítio da categoria D e colocando-o na categoria de lítio, e apresentei-a à NFPA no ano passado.”

Acrescentou que as agências reguladoras devem trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios de supressão de incêndios relacionados com os VE. “Nós realmente precisamos da OSHA, NFPA, IFC (Código Internacional de Incêndios) – todos eles precisam se unir e realmente trabalhar duro para proteger o consumidor e salvar uma vida.”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL