Como aumentar a segurança no local com novas tecnologias

Ouça este artigo

Nova tecnologia lançada na indústria visa melhorar a segurança das operações de elevação. Hardware e software estão sendo desenvolvidos para minimizar o risco de perigo para operadores e trabalhadores da construção.

O provedor de soluções de elevação baseado no Reino Unido, Radius Group, em parceria com o Skyline Cockpit de Israel, introduziu a tecnologia para operar um guindaste de torre usando um sistema de controle de solo teleoperado.

Radius Group’s new Skyline Cockpit system offers safety benefits as the operator controls the tower via screens from a cabin on the ground. (Photo: Radius Group)

A empresa afirma que o sistema Skyline Cockpit representa uma mudança sísmica nas operações de guindastes, transformando as cabines tradicionais dos operadores em cabines de controle de solo computadorizadas de última geração.

Através de software de inteligência artificial (IA) e realidade aumentada (AR), bem como de sistemas de câmeras, os operadores de guindastes do Grupo Radius podem gerenciar e controlar guindastes de torre a partir do solo, o que, segundo a empresa, melhorará a eficiência e a segurança no local. Também pode oferecer economia financeira.

Menos acidentes

Os acidentes e incidentes são reduzidos, pois os operadores não precisam mais subir e descer diariamente. Em vez disso, os operadores podem trabalhar no conforto e segurança de uma cabine terrestre no local e navegar no guindaste de torre usando uma interface de três telas.

As telas proporcionam aos operadores uma visão desobstruída da linha de carga e de todo o canteiro de obras. Radius afirma que oferecer uma linha de visão desimpedida minimiza as chances de colisões ou acidentes causados por visibilidade limitada.

AMCS Technologies’ DCS 61-S crane safety system being used for for collision avoidance between tower and crawler cranes on a major project in Chandler, Arizona, USA. (Photo: AMCS)

Os operadores também beneficiam de melhores posições de trabalho e a cabine no solo é acessível para pessoas com deficiência. Ao eliminar a necessidade de os operadores subirem no guindaste, o sistema reduz o tempo de inatividade. A troca de guindastes em um local com vários guindastes pode levar apenas de 10 a 15 minutos.

O registro automatizado de dados garante que a produtividade seja medida com precisão e a mão de obra calculada de forma eficiente. Radius afirma que isso reduz riscos, elimina a necessidade de equipes de resgate e simplifica os procedimentos de segurança.

Aprendizado de máquina

Usando algoritmos avançados e aprendizado de máquina, o sistema oferece análises que podem prever riscos potenciais, fornecer recomendações para técnicas de elevação ideais e otimizar o desempenho do guindaste com base em dados históricos.

O sistema fornece dados em tempo real sobre fatores críticos como peso da carga, velocidade e direção do vento, altura do guindaste e velocidade de trabalho.

Os sistemas de IA e AR do Skyline Cockpit podem detectar discrepâncias em guindastes de torre, permitindo ações imediatas de manutenção preventiva para minimizar a interrupção do fluxo de trabalho, disse a empresa.

Michael Fryer, diretor administrativo do Radius Group, afirma: “Estamos muito entusiasmados com o potencial do Skyline Cockpit para revolucionar verdadeiramente a indústria da construção e, portanto, estamos extremamente orgulhosos de ser o primeiro fornecedor de guindastes de torre no Reino Unido a oferecer esta inovação pioneira ao vivo. sites.”

Evitar colisões

Além da segurança física dos trabalhadores, a indústria de guindastes também se dedica a garantir que as máquinas sejam utilizadas com segurança, especialmente quando há vários sistemas diferentes trabalhando no mesmo local. A tecnologia para evitar colisões está sendo continuamente desenvolvida e utilizada.

Por exemplo, para ajudar a evitar colisões no local, a AMCS Technologies foi recentemente contratada para gerenciar a interferência entre guindastes sobre esteiras e guindastes de torre em um canteiro de obras grande e movimentado nos EUA.

O especialista francês em tecnologia de segurança disse que é uma novidade mundial que seu sistema DCS 61-S esteja agora gerenciando interferências entre guindastes de torre e de esteira. É um importante canteiro de obras da indústria de alta tecnologia no Arizona, onde vários guindastes de diferentes tipos trabalham juntos, ao mesmo tempo.

Para evitar incidentes de colisão de lanças de guindastes e cabos, especialmente neste exemplo onde há um aumento no uso de máquinas móveis no local, o DCS 61-S pode responder tanto a questões de segurança quanto de eficiência no trabalho. A tecnologia pode se adaptar ao ambiente do local de trabalho e ajudar a tomar decisões que promovam a segurança e as melhores práticas de trabalho, afirma a empresa.

O local em questão é a construção de duas fábricas de chips de computador em Chandler, Arizona. A AMCS Technologies está gerenciando as interferências entre 14 esteiras Manitowoc e Liebherr e três guindastes de torre Potain. O sistema detecta automaticamente os movimentos dos guindastes sobre esteiras e integra-os ao controle dos guindastes de torre. A comunicação entre os guindastes é feita por meio de uma rede sem fio e os operadores têm atualização ao vivo da posição de cada guindaste por meio de antenas GNSS.

Maxim crawler cranes on site in Arizona, USA, are using collision avoidance technology from AMCS Technologies. (Photo: AMCS)
Dados em tempo real

Quando os guindastes sobre esteiras se movimentam pelo local para trabalhar, os guindastes de torre conhecem automaticamente suas posições e o sistema cria uma zona de interferência. O DCS 61-S calcula em tempo real, e em 3D, as distâncias entre cada elemento das gruas bem como as velocidades de movimento para poder intervir nos mecanismos de controlo das gruas, abrandando a grua de torre e depois imobilizando-a na uma distância predefinida da máquina móvel.

No guindaste sobre esteiras, um sinal sonoro cada vez mais alto é emitido à medida que se aproxima da área proibida ou zona de interferência.

“Através desta nova experiência, continuamos a fazer o que fazemos de melhor: tornar os locais de trabalho locais mais seguros para trabalhar e capacitar os nossos clientes com esta grande preocupação. É uma combinação inspiradora onde todos ganham. É muito emocionante e oferece muitas oportunidades para serviços de alta qualidade”, afirma Radoine Bouajaj, diretor de vendas da AMCS Technologies, sobre este projeto.

Anthony Lanza, gerente regional de operações de torre da Maxim Crane Works no oeste, acrescenta: “Podemos dizer que tivemos sucesso na prevenção do contato entre guindastes de nossas esteiras e guindastes de torre. Uma vez instalados os sistemas, este foi um grande trunfo para usarmos. Ser capaz de ter uma rede de segurança como esta com o número de guindastes no local é definitivamente um benefício.”

A AMCS Technologies e o fabricante e grupo de aluguel de guindastes de torre Wolffkran anunciaram um acordo de parceria oficial na conferência de guindastes de torre ITC em junho de 2023.

Este acordo equipará os guindastes Wolffkran com o sistema DCS 61-S. A Wolffkran, com sede na Suíça, optou por integrar a AMCS Technologies ao seu catálogo como fornecedor oficial, para ajudar a garantir a segurança do canteiro de obras, gerenciando interferências entre obstáculos estáticos e dinâmicos.

Ascorel will supply its tower crane collision avoidance technology systems to Wolffkran in Switzerland.

O sistema está em conformidade com as normas europeias EN17076 e EN14439 e pode ser adaptado para requisitos específicos do local.

Especialistas em tecnologia

Wolffkran também fechou recentemente um acordo de distribuição com Ascorel, especialista em tecnologia para evitar colisões.

A Ascorel, com sede na França, fornecerá seus sistemas de tecnologia anticolisão para guindastes de torre para a Wolffkran Schweiz AG para uso no mercado suíço. Wolffkran será um agente de fornecimento e venda de produtos Ascorel. Ela poderá usar os sistemas em qualquer um de seus próprios guindastes ou fornecê-los como kits de reposição para guindastes de torre de outras marcas.

Ascorel já trabalha com a Wolffkran há vários anos e desenvolveu este sistema com o departamento de engenharia da Wolffkran. Este tipo de colaboração é visto em toda a indústria, à medida que fabricantes e especialistas em tecnologia trabalham juntos para melhorar as operações. Afinal, operar vários guindastes com segurança é complicado, mas também é típico de um canteiro de obras moderno.

MOVIMENTOS DIGITAIS

Fili Ferrari has equipped its cranes with an electronic platform to improve safety. (Photo: Fili Ferrari)

O fabricante italiano de guindastes hidráulicos Fili Ferrari equipou seus guindastes com uma plataforma eletrônica que atende aos novos padrões europeus. A empresa afirma que sua plataforma promove segurança nos controles do guindaste, pois fornece dados e análises. A empresa está desenvolvendo sistemas de nivelamento automático (ALS), ativação automática do estabilizador (OAD) e capacidade verificada de elevação de guindastes com base na estabilidade do caminhão (DLD).

A Lifting Equipment Engineers Association (LEEA) no Reino Unido lançou o aplicativo LEEA Connect (versão 2.0). O aplicativo para download gratuito está disponível para membros e não membros da LEEA. Isso significa que ele pode ser baixado por engenheiros, examinadores e qualquer pessoa interessada na segurança ou nos aspectos técnicos das operações de elevação.

A Sure Grip Controls, uma subsidiária da Bailey International, adquiriu a Industrial Electronic Controls (IEC), com sede em Illinois, EUA. A aquisição da IEC expandirá o portfólio de produtos da Sure Grip Control e fornecerá experiência adicional em aceleradores eletrônicos, displays e fabricação de sensores.

A A1A Software lançou um novo site para servir como portal para cada um de seus produtos, incluindo 3D Lift Plan, iCraneTrax, 3D Lift Vision e o conjunto de produtos A1A de ferramentas baseadas em aplicativos. Além disso, a A1A Software mudou recentemente para um novo local físico na Flórida, EUA, que oferecerá mais espaço para aulas de treinamento presenciais.

A CraniMax, com sede na Alemanha, atualizou sua biblioteca de guindastes e o aplicativo de planejamento de elevação Craner. Existem agora mais de 120 tipos de guindastes disponíveis para investigações no local de trabalho e pesquisa de tipos de guindastes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL