Como as transformações tecnológicas podem aumentar a segurança nos canteiros de obras

25 March 2024

A segurança no local de trabalho é a primeira coisa que deve ser garantida em qualquer tipo de obra. Escrito por Brad Mullis.

Os avanços em sensores, radares, câmeras e tecnologias autônomas estão melhorando as capacidades de detecção de perigos (Imagem: Hexagon).

Os avanços nos sensores, radares, câmaras e tecnologias autônomas estão a melhorar as capacidades de deteção de perigos e, portanto, a segurança geral no local de trabalho. Contudo, para desenvolver um plano de segurança bem-sucedido, os gestores devem ser capazes de identificar onde é provável que ocorram perigos e como superá-los. A obtenção destes dados pode ser difícil sem a infraestrutura digital adequada. Os acidentes e quase acidentes fornecem informações fundamentais para os planeadores de segurança implementarem estratégias eficazes de gestão de riscos, mas raramente são comunicados pelos trabalhadores, e a própria maquinaria pesada só pode tornar-se mais à prova de acidentes se as causas dos acidentes mais prováveis forem identificadas.

É aqui que as transformações tecnológicas podem melhorar os planos de segurança existentes. Os sistemas que podem alertar os trabalhadores sobre perigos potenciais, melhorar a capacidade dos operadores de equipamentos pesados de sentir o que os rodeia e recolher estes dados para análise posterior revelaram-se altamente eficazes na melhoria da segurança no local de trabalho. Incorporar isto no desenvolvimento de planos de segurança pode ser inestimável na prevenção de mortes, ferimentos graves e quase acidentes.

Prevenir acidentes e quase acidentes entre equipamentos pesados e trabalhadores é um objetivo das soluções modulares de conscientização sobre segurança da Hexagon. O principal objetivo é sempre reduzir os incidentes in loco, que não só têm, sobretudo, um enorme custo pessoal, mas também um custo económico e reputacional para o negócio.

Como o ritmo do avanço tecnológico aumentou na última década, as soluções existentes para melhorar a segurança no local de trabalho (Imagem: Hexagon)

Os acidentes envolvendo pessoas e equipamentos pesados são a maior ameaça aos trabalhadores e podem ter resultados devastadores, apesar dos melhores esforços dos fabricantes e gestores de segurança. Equipamentos desta escala sempre terão um ponto cego, e a melhor maneira de evitar esse perigo é, em primeiro lugar, evitar que as pessoas entrem nesses pontos cegos.

Para combater o risco de pontos cegos que podem causar estes acidentes, a Leica Geosystems, parte da Hexagon, criou o Leica iCON PA10 , uma solução de reconhecimento em tempo real que combina um sensor tag usado pelos trabalhadores no solo e que se comunica com receptores instalados em todas as máquinas e veículos no local. Este sistema duplo fornece reconhecimento de máquina para pessoa com notificações diretas aos operadores de equipamentos pesados por meio de alertas visuais e sonoros para notificá-los sobre perigos potenciais dentro de um raio configurável de até 50 metros.

No nível do solo, as etiquetas portáteis também possuem um botão de pânico que pode ser pressionado se o usuário estiver em perigo, alertando todas as máquinas dentro do alcance de que algo está errado e o trabalho normal deve ser interrompido. O sistema também pode ser configurado para indicar zonas proibidas no canteiro de obras para alertar os operadores de que sua máquina está se aproximando de uma área que eles deveriam evitar, por exemplo, porque é garantido que haverá muitas pessoas naquele espaço durante a construção. projeto. Como medida preventiva adicional, se existirem obstáculos físicos no local, como buracos ou troncos de árvores, estes podem ser programados no sistema, garantindo que o pessoal esteja ciente da sua presença e possa evitá-los.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção
Aproveite os dados para segurança futura

Além de minimizar o risco imediato, as transformações tecnológicas na construção também podem ajudar os gestores a melhorar a segurança a longo prazo, através da recolha de dados gerados por etiquetas vestíveis e equipamentos montados em máquinas. Isto pode fornecer informações sobre incidentes não relatados, como quase acidentes, dando assim aos planejadores mais oportunidades para melhorar seu plano de segurança e melhorar a cultura de segurança de seu local.

Com um sistema de registro que pode registrar até 70 horas de movimento, capturando posição, velocidade, rumos e alarmes, esses dados podem fornecer um instantâneo valioso dos comportamentos de trabalho, além de mostrar onde está ocorrendo a maior concentração de alarmes em um local. , indicando mudanças processuais, que podem ajudar as empresas a avaliar e melhorar os procedimentos de segurança.

Cada vez mais empresas de tecnologia estão combinando sistemas e colhendo benefícios significativos (Imagem: Hexagon).

Os benefícios desta recolha de dados não são apenas físicos, mas também psicológicos. O conhecimento de que esta informação está a ser recolhida pode melhorar o comportamento do pessoal, por exemplo, aumentando a probabilidade de incidentes em vez de serem comunicados quase acidentes, uma vez que os trabalhadores em terra podem ter a certeza de que os seus relatórios serão apoiados pelos dados. O próximo passo será incorporar os dados nos sistemas de controle das máquinas e criar interfaces baseadas na web que permitam uma melhor interação do usuário com os dados gerados e coletados, como a produção de mapas de calor a partir de relatórios de incidentes para reduzir ainda mais a lacuna entre os dados coletados. e dados aproveitados.

Combinando soluções tecnológicas para resultados otimizados

Normalmente, os sistemas de segurança são baseados em sensores ou câmeras. No entanto, cada vez mais empresas tecnológicas estão a combinar sistemas e a colher benefícios significativos.

As câmeras são comumente utilizadas em equipamentos pesados, pois oferecem maior visibilidade do entorno da máquina. No entanto, também exigem que os operadores visualizem as imagens e a qualidade das suas gravações depende da iluminação e das condições meteorológicas. Por outro lado, os sistemas baseados em sensores podem monitorar e alertar automaticamente a equipe sem exigir envolvimento físico e podem operar em quaisquer condições de iluminação. Assim, ao combinar tecnologias, as capacidades de detecção podem ser bastante melhoradas, fornecendo, por exemplo, uma imagem do entorno da máquina, bem como cálculos precisos da distância e velocidade de objetos próximos. Isto é particularmente útil em situações mais perigosas, tais como escavações profundas onde a visibilidade é significativamente reduzida. Um sensor pode ser montado em uma escavadeira para que, quando a máquina estiver escavando, qualquer pessoa no local da escavação fique visível para o operador.

Ao fazer parceria com outros especialistas em soluções de segurança, a colaboração entre diferentes tecnologias pode ser alcançada para melhorar a segurança. Por exemplo, combinar um sistema de alerta de limite de sensor de altura duplo, sistemas de restrição de giro e tecnologias de indicação de altura e capacidade nominal (RCI) pode ajudar a evitar que uma escavadeira levante mais do que o permitido pelos requisitos de saúde e segurança ou pela legislação local.

Essa integração dupla adiciona uma camada adicional de segurança ao sistema de alerta já fornecido. Quando um trabalhador em terra ou objeto marcado está dentro de uma zona de alerta pré-configurada, o pessoal apropriado é alertado e os sistemas de restrição de oscilação podem desacelerar e parar a máquina em questão de forma segura, proporcional e autônoma, reduzindo ainda mais o risco de acidente. Esta combinação de tecnologia significa que não só os funcionários estão mais protegidos, mas também a própria maquinaria pesada está mais “consciente” do seu entorno e melhor equipada para superar os principais desafios de segurança num estaleiro de construção. Com uma tecnologia autónoma como esta, é essencial que a maquinaria esteja tão consciente quanto possível do seu ambiente para poder trabalhar de forma eficiente e segura.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Olhando para o futuro da segurança

Com o aumento do ritmo do avanço tecnológico ao longo da última década, as soluções existentes para elevar a segurança no local de trabalho irão, sem dúvida, melhorar e novas soluções continuarão a surgir. As empresas já estão trabalhando na incorporação da realidade aumentada (AR) em seus planos de segurança, de forma que os operadores possam ver através das máquinas para evitar colisões ou atropelamentos. A inteligência artificial (IA) também desempenhará um papel importante no avanço de soluções tecnológicas autónomas, permitindo, por exemplo, a condução autónoma de máquinas impulsionadas por reações equivalentes às humanas mais fiáveis.

As possibilidades apresentadas pelas transformações tecnológicas para aumentar a segurança são enormes. Desde a introdução de etiquetas vestíveis até à combinação de soluções tecnológicas e ao potencial futuro próximo da AR e da IA, e à análise dos dados gerados por estas tecnologias, a tecnologia aumentará a segurança, melhorando a consciência e as reações individuais, as máquinas e o software. A segurança é a primeira prioridade para qualquer projeto de construção, e compreender a causa dos perigos é fundamental para adotar as soluções corretas e reduzir os riscos.

Portanto, utilizar a tecnologia para proteger imediatamente os trabalhadores e capturar dados valiosos para melhorar o planeamento da gestão de riscos para o futuro é crucial para qualquer organização melhorar o seu plano de segurança.

Brad Mullis. (Foto: Hexagon)
Brad Mullis é gerente de produto da divisão de controle de máquinas da Hexagon. Nesta função, ele é responsável por impulsionar o desenvolvimento de produtos em todo o portfólio de Conscientização de Segurança da Leica Geosystems, trazendo tecnologia para a indústria de construção pesada que desempenha um papel ativo na melhoria da produtividade e na redução de riscos e incidentes de segurança. Mullis ingressou na Leica Geosystems, parte da Hexagon, em 2018 como especialista de produtos e foi promovido a gerenciamento de produtos em 2020. Em funções anteriores como gerente de contratos e agente de construção para respeitadas empresas de construção sul-africanas especializadas em obras civis urbanas, rodovias, terraplenagens em massa e serviços respectivamente. Mullis recebeu treinamento e orientação em engenharia civil e gestão de construção como aprendiz na Elco Asphalters em conjunto com a Universidade de Tecnologia de Durban, na África do Sul.

timer trk_px

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL