Como as carregadeiras de rodas evoluíram?

À medida que os projetos de construção continuam a evoluir em complexidade e escala, a procura por equipamentos que integrem potência, agilidade e precisão nunca foi tão grande. As carregadeiras de rodas estão na vanguarda desta evolução, definindo novos padrões de produtividade e adaptabilidade.

Os canteiros de obras modernos estão em constante mudança e, portanto, as suas necessidades também. Os projetos exigem maior tecnologia, sistemas aprimorados e maior produtividade.

Mudanças de projeto para cumprir as regulamentações ambientais

Uma das principais mudanças na evolução das carregadeiras de rodas ocorreu no seu design, impulsionado pela regulamentação de emissões para reduzir os óxidos de nitrogênio e as partículas. Os fabricantes adaptaram-se, ajustando o design dos seus equipamentos para garantir a conformidade com estes regulamentos. Esta mudança levou até a reduções na potência do motor para manter certos níveis de emissões.

A tecnologia dos motores melhorou consideravelmente, proporcionando maior eficiência no consumo de combustível. Isto não só reduz o custo total de propriedade, mas também se alinha com a crescente ênfase no design ecológico. Diego Zolezi, Gerente de Produto para a região Brasil da LiuGong , destaca: “A tendência de buscar eficiência na produção continua. Essa eficiência tem vários aspectos, sendo o principal deles a busca pela redução do consumo de combustível por tonelada movimentada. A busca pela redução da poluição também é constante e hoje já temos motores Tier 3 e Tier 4F no Chile e na Colômbia até 2024.”

LiuGong adelanta que este año lanzará en América Latina su serie T de cargadores sobre ruedas, los que incorporarán muchas de sus nuevas tecnologías. A LiuGong diz que lançará sua série T de carregadeiras de rodas na América Latina este ano, incorporando muitas de suas novas tecnologias (Foto: LiuGong).
Avanços na tecnologia de transmissão

Os fornecedores também desenvolveram transmissões hidráulicas mais eficientes ao longo dos anos, graças à pesquisa e desenvolvimento. Destaca-se a transmissão continuamente variável (CVT), que pode oferecer eficiência até 25% maior que as transmissões powershift convencionais . O CVT permite que o motor funcione à velocidade mais eficiente, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões.

“No caso do LiuGong , estamos evoluindo e oferecendo hidrostática mais eficiente tanto em tração quanto em produtividade”, afirma Zolezi.

Mariana Bicalho , gerente de marketing da New Holland A construção destaca a transmissão Powershift no modelo 12DEvo, que permite mudanças de marcha suaves e contribui para economia e eficiência de combustível. “São quatro marchas à frente e três à ré que são selecionadas manualmente ou através do sistema Auto, habilitado no painel frontal, dependendo do trabalho a ser realizado, o que gera economia de combustível e maior eficiência”, explica.

New Holland As carregadeiras de rodas da New Holland são de alto desempenho, alta produtividade, alta capacidade de carga, baixa manutenção e fáceis de operar (Foto: New Holland).
Procurando por uma equação perfeita

Os fabricantes têm se preocupado em fornecer às suas carregadeiras tecnologias cada vez mais inteligentes e controles fáceis de usar para aumentar a eficiência do operador.

“Vamos vivenciar um passo transcendente na evolução dos sistemas de telemetria”, antecipa Zolezi. “Veremos que eles passarão de modo de monitoramento para modo de resolução remota de problemas. E mais ainda, passarão a fazer parte do monitoramento do local de trabalho, aumentando assim a eficiência do trabalho de toda uma frota que se comunica entre si e com a sede para assim ganhar produtividade e rentabilidade”, garante.

Melhorar a eficiência global e reduzir os custos operacionais através do aproveitamento da digitalização e das novas tecnologias também são mudanças que terão de ser continuamente priorizadas.

“Tecnologias que agregam mais automação e segurança ao ambiente de trabalho estão chegando com força ao mercado”, afirma Roberto Marques, gerente de vendas para América Latina da John Deere. “Melhorias de segurança, como inteligência de obstáculos, minimizam o risco de acidentes com máquinas e evitam danos materiais e pessoais. O sistema de carga útil adiciona mais produtividade e informações precisas às operações.”

John Deere “As tecnologias que adicionam mais automação e segurança ao local de trabalho estão chegando ao mercado com força”, diz a John Deere (Foto: John Deere).

Notavelmente, a empresa lançou recentemente o seu próprio sistema de carga útil, o SmartWeigh , que mede a produtividade e a reporta através do nosso centro de operações. “Isso dá ao cliente a capacidade de rastrear toneladas por hora, bem como monitorar o uso adequado da máquina. Em termos de segurança, implementamos sistemas de visão desde câmeras básicas até atualizações como alertas, detecção de objetos/obstáculos ou sistemas de assistência que irão parar a máquina caso encontre algum obstáculo”, afirma o executivo.

A LiuGong antecipa que este ano lançará sua série T de carregadeiras de rodas na América Latina, que incorporará muitas de suas novas tecnologias.

Eletrificação: A Nova Fronteira

A eletrificação continua a ser uma tendência importante na maioria dos fabricantes de equipamentos de construção, sendo as carregadeiras compactas um dos produtos eletrificados com mais frequência.

A LiuGong já comercializa seu 820XE com capacidade de 2.000 kg, o 856HE com capacidade de 5.800 kg e o 870HE com capacidade de 7.000 kg na América Latina.

El 856HE viene en dos versiones de 350 y 423kWh con un cucharon de 3,5m³, cabina rops fops  y un sistema de baterías de LFP. (Foto: LiuGong) O 856HE vem em duas versões de 350 e 423 kWh com caçamba de 3,5m³, cabine rops fops e sistema de bateria LFP. (Foto: LiuGong)

O 856HE vem em duas versões de 350 e 423 kWh com caçamba de 3,5m³, cabine rops fops e um sistema de bateria LFP (Lithium Ferro Phosphate). A autonomia da bateria varia entre 6 a 11 horas de trabalho, dependendo da demanda e graças a um carregador de 240 kWh, o equipamento pode ser carregado a 100% em 75 minutos.

Já a 870HE é uma carregadeira com o mesmo design, mas vem equipada com bateria com capacidade de 423 kWh e caçamba de 4,5m³.

“Além de não poluir o meio ambiente, os carregadores elétricos oferecem grande economia nos custos de combustível (de 5 a 12 USD/h dependendo do custo do diesel) e até 50% nos custos de manutenção. Nossos carregadores elétricos LiuGong possuem um sistema de economia de energia de 15-20% graças ao sistema de recuperação. São 20% mais eficientes na transmissão de potência, graças ao fato de não possuírem conversor de torque, a transmissão, projetada pela LiuGong , ter controle eletrônico e a troca de marchas ser totalmente automatizada”, destaca Zolezi.

O executivo destaca ainda que as baterias podem ser utilizadas em temperaturas extremas (-30°C e +45°C), possuem triplo sistema de segurança e seus chicotes possuem proteção IP67 (à prova de poeira e umidade). Além de fácil e confortável, seu funcionamento é muito silencioso com apenas 10 dB de ruído dentro da cabine e 20 dB fora.

A Liebherr também lançou sua carregadeira elétrica de rodas na Europa, destacando a autonomia, o desempenho e a ausência de emissões de CO2 no local.

A Komatsu tem observado uma demanda crescente por carregadeiras de rodas no setor agrícola (Foto: Komatsu).

Futuras inovações tecnológicas

À medida que os fabricantes se esforçam para eletrificar os equipamentos, surge a pergunta: o que vem a seguir? A electrificação é apenas uma ponte para as novas tecnologias e depende também de decisões políticas.

Há uma infinidade de avanços e inovações no horizonte para a tecnologia de carregadeiras de rodas.

“Ao longo dos anos, lançamos modelos híbrido-elétricos em carregadeiras de rodas em diferentes classes de tamanho e com diferentes tecnologias”, afirma Marques, da John Deere. “Nossos produtos X- tier incorporam um motor diesel que aciona um gerador que é então conectado a um sistema de transmissão. As soluções híbridas-elétricas ajudam a melhorar o gerenciamento de torque e velocidade e reduzem significativamente o consumo de combustível, mas também reduzem o desgaste dos pneus, pois há menos deslizamento. Maior vida útil dos pneus significa menores custos operacionais”, explica.

wheel loader

Desafios de conectividade e dados:

A relação entre hardware e software será um motor de desenvolvimento no futuro. A inteligência artificial pode levar à condução semi ou totalmente autônoma. A procura por ter frotas sob controlo total, receber relatórios em tempo real sobre produtividade e consumo de combustível e garantir conectividade para alertas de manutenção é crescente.

Concluindo, a evolução das carregadeiras de rodas não se concentra apenas no cumprimento das regulamentações ambientais e na melhoria da eficiência, mas também na adoção de tecnologias emergentes, como a eletrificação e a conectividade. Os tempos estão mudando e as rodas estão em movimento para continuar a desenvolver uma das máquinas mais populares da construção.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL