Como a hierarquia dos principais OEMs de construção mudou ao longo de 20 anos

Um novo gráfico animado mostra a mudança dramática na hierarquia dos maiores fabricantes de equipamentos de construção ao longo de 20 anos.

O gráfico baseia-se em dados da Yellow Table da International Construction , que acompanha os 50 principais OEMs de construção em todo o mundo. Para maior clareza de visualização, esta animação segue o top 15.

Os dados da Yellow Table remontam a 2003, até a versão mais recente em 2022.

Enquanto a Caterpillar permaneceu no topo da árvore durante todo esse tempo, outros fabricantes subiram constantemente na tabela. Eles incluem as empresas chinesas XCMG e Sany, nenhuma das quais estava entre as 15 primeiras quando a Yellow Table começou em 2003. Elas agora ocupam o terceiro e o quarto lugares, respectivamente, de acordo com os dados de 2022. A eles se juntam Zoomlion e Liugong , o que significa que quatro dos 15 principais fabricantes agora vêm da China.

O contexto por trás das mudanças

A maioria das empresas que eram grandes fornecedoras de equipamentos de construção 10 ou 20 anos atrás ainda são grandes fornecedores agora. Mas isso não significa que os nomes no topo da lista ainda estejam lá agora, diz Chris Sleight, diretor administrativo da Off-Highway Research.

“Obviamente houve alguma consolidação no setor e são essas grandes empresas que fizeram principalmente a consolidação”, diz ele.

“E em um ou dois casos, as empresas erraram em sua estratégia e as mais bem posicionadas há 20 anos estariam menos bem posicionadas agora. Houve uma consolidação entre os fornecedores tradicionais e as grandes empresas de hoje são também as grandes empresas de ontem.”

Enquanto isso, até meia dúzia de grandes OEMs chinesas se impuseram entre as principais empresas.

“O que impressiona é o quanto eles subiram na tabela e o quanto estão competindo em termos de receita com os fornecedores tradicionais”, diz Sleight.

“O mercado chinês tem seus altos e baixos, mas para a maioria desses OEMs chineses, 70-80% de suas receitas vêm apenas de seu mercado doméstico. Dito isto, ao longo dos anos têm exportado cada vez mais. Eles se lançaram em outros mercados emergentes em particular .”

A pandemia cobiçosa também ajudou no crescimento dos OEMs chineses. “Aqueles que tinham um pouco de cabeça-de-ponte na Europa cresceram muito bem, principalmente porque podiam fornecer máquinas onde outras pessoas estavam tendo problemas de prazo de entrega e escassez de componentes”, afirma Sleight.

A Yellow Table

As posições na Yellow Table para cada ano são vendas de equipamentos de construção com base nas vendas do ano civil anterior em dólares americanos. As moedas foram convertidas em dólares com base na taxa de câmbio média ao longo de cada ano para tentar garantir a justiça.

A cada ano, a International Construction coleta dados de várias fontes, incluindo contas auditadas, extratos da empresa e fontes confiáveis de terceiros. No Japão, na Índia e em alguns outros países, o uso do ano fiscal (final de 31 de março) impossibilita o estabelecimento de informações do ano civil. Nesses casos, foram utilizados os resultados do exercício.

Em alguns casos, a International Construction fez uma estimativa de receita com base em dados históricos e tendências do setor. Embora tenham sido feitos todos os esforços para garantir que as informações contidas neste gráfico sejam precisas, a International Construction não aceita qualquer responsabilidade por erros ou omissões.

Se você gostaria de comentar sobre a Yellow Table ou acha que sua empresa deveria ser incluída, envie um e-mail para o editor da International Construction, Andy Brown, em: [email protected]

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL