Começa obra de ponte que vai conectar último território isolado do Brasil
03 November 2014
Começaram nos últimos dias as obras da ponte do Abunã, projeto que será a primeira conexão rodoviária entre o estado do Acre e o restante do território do Brasil. Até hoje, a conectividade entre o estado amazônico e o país se dá por meio de aviões ou por balsas que transportam passageiros e caminhões com produtos essenciais.
A obra foi licitada e 2013 como parte do Programa de Aceleração do Crescimento, mas apenas agora começaram os trabalhos. O preço do projeto é de R$ 128 milhões, e mesmo com atraso o consórcio promete entregá-la em 2016.
O Acre tem todo seu território separado do resto do Brasil pelo rio Madeira. As embarcações abastecem a população com os produtos que não são feitos ou colhidos no próprio estado. Entram aí combustíveis, roupas, materiais de construção e uma enorme variedade de peças e componentes.
O custo do transporte por via aquática faz com que o preço das coisas seja mais caro para a população acreana. Além disso, o tempo e a regularidade dos transportes são afetados pelo fato de que apenas duas balsas fazem o trajeto. Com a inauguração de um acesso viário, espera-se que a disponibilidade de produtos seja mais regular e os preços se estabilizem.