Começa controle de preços de construção na Argentina

13 March 2014

Um encontro entre o ministro do Planejamento da Argentina, Julio de Vido, e prefeitos de vários municípios da província de Buenos Aires selou um acordo para ampliar a política conhecida como Preços Cuidados ao mercado varejista de construção da província.

Com isto, se estabelece definitivamente a política de controle de preços dos insumos e materiais de construção na Argentina, tal como já se faz para outros segmentos da economia do país.

Os Preços Cuidados para a construção já estão funcionando em outras partes do país. Em fevereiro, as autoridades fizeram acordo semelhante em Tucumán, onde agora 41 dos principais insumos de construção têm preços controlados.

A capital federal Buenos Aires também está sob efeito da política. Ali, 27 produtos estão controlados na maioria dos comércios de construção.

O governo federal e as províncias celebram o plano de controle de preços como uma estratégia para manter o ritmo atual de obras públicas e privadas, o que obviamente deverá acontecer enquanto se mantiver a cadeia de valores inteira sob controle.

Mas uma expressiva maioria de economistas não avaliza políticas de controle de preços, porque as cadeias de valor têm laços econômicos que muitas vezes sofrem interferências externas, o que se conecta com preços internacionais e diferenças cambiais que terminariam por desestruturar o preço controlado. Como resultado, o controle costuma acabar de forma abrupta e isso quase sempre gera inflação descontrolada.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL