Combustíveis e revenda

11 March 2015

Equippo's resale value risk map was designed to help equipment resellers and dealers anticipate when

Equippo's resale value risk map was designed to help equipment resellers and dealers anticipate when young-used equipment might be exporting to developing markets.

Onde poderei exportar equipamento moderno em 2019? É uma pergunta complicada se consideramos as diferenças entre as regulações de emissões no mundo inteiro. Pensando nisso, a empresa suíça Equippo, que recentemente lançou um novo mercado online para a compra e venda de equipamentos usados, produziu o relatório Resale Value Risk Map (Mapa de riscos de valor de revenda), que analisa a qualidade do combustível e os riscos da revenda de equipamentos pesados. A imagem apresenta fatores complexos como a implementação de melhorias no combustível nos Estados Unidos e na União Europeia, a qualidade do hidrocarboneto em países em desenvolvimento e a opção do de-tiering, com o objetivo de analisar e projetar quais países poderão implementar o uso de equipamentos Tier 4 Final e Stage IV até 2019.

Aproveitando-se de seus contatos na indústria, a Equippo incorporou em sua informação dados sobre o estado atual dos kits de de-tiering de um importante fabricante europeu. Somou a isso dados do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente sobre a situação atual e futura da qualidade dos combustíveis em todo o mundo. O resultado do cruzamento é uma visualização gráfica mais simples e inteligível de um problema sumamente complexo.

Segundo Michael Rohmeder, CEO da Equippo, o impacto da implementação de novas regulações de emissões foi subestimado por anos. “Foi algo grandioso ver, pouco a pouco, a Deutz, a Volvo, a Caterpillar e outros fabricantes publicando informação acerca de suas soluções para motores ao menos Tier 4 Interim, mas ainda não há muito em relação ao Tier 4 Final. Os compradores devem entender de onde podem adquirir, e os vendedores devem saber que mercados de exportação poderiam perder, já que isso pode afetar os valores de revenda”, diz.

Desta forma, com o infográfico, a Equippo ajuda os compradores de máquinas pesadas a saber quando novas máquinas poderão entrar no mercado. O tema é relevante para empreiteiras e empresas de locação, já que se elas têm equipamentos Tier 4 sem os kits de-tiering, o valor de revenda pode ser significativamente alterado.

América Latina

A análise da infografia mostra que em 2019 apenas o Chile, na América Latina, poderá importar equipamento de relativamente pouco uso.

Um pouco mais atrás estariam a Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai, que antes da utilização de máquinas mais modernas, deveriam realizar um processo de adaptação tecnológica. O caso do Brasil é similar, mas deveria ser visto caso a caso.

Quanto ao restante da região, a ideia que se desprende do estudo é que ao menos nos próximos cinco anos os países não poderiam usar equipamentos de tecnologia mais avançada.

“Em grande parte da América Latina, a adaptação ao uso de combustíveis ULSD (ultra low sulfur diesel) não acontecerá até 2019, mas em vários países com uma qualidade de 2.000 ppm, pode-se aplicar tecnologias de-tiering. O resto da região continuará usando combustíveis com alto conteúdo de enxofre, fazendo com que o uso de motores Tier 4 seja impossível mesmo com o de-tiering. E isso pode ter um impacto importante no comportamento das vendas”, afirma Rohmeder.

Mapa

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL