Combinação de plantas interligada da linha PRO se destaca no Caribe

By Cristián Peters Quiroga23 January 2023

Para a obtenção de produtos finais destinados à produção de asfalto, em Trinidade e Tobago é usada uma combinação de plantas da linha PRO da Kleemann: o britador de mandíbulas móvel MOBICAT MC 120 Z PRO e o britador móvel de cone MOBICONE MCO 11 PRO. A planta móvel de peneiramento MOBISCREEN MS 953 EVO completa o processo na pedreira de calcário.

la machacadora de mandíbulas MOBICAT MC 120 Z PRO y la machacadora de cono MOBICONE MCO 11 PRO O britador de mandíbula MOBICAT MC 120 Z PRO e o britador de cone MOBICONE MCO 11 PRO. (Foto: Kleemann)

A boa qualidade do produto final e a conexão simples dos diversos equipamentos para a formação de uma combinação de plantas foram critérios decisivos na escolha da tecnologia das plantas. Na combinação de plantas da linha PRO da Kleemann, a interligação descomplicada dos equipamentos e o processo automaticamente adaptado facilitam a operação.

Disponibilidade e capacidade dobradas devido à interligação em linha

A combinação de plantas é composta por três máquinas, conectadas entre si em termos de técnicas de processo. Graças à adaptação automatizada, os operadores são aliviados, o processo é harmonizado e, assim, estabilizado. Aqui, cada uma das máquinas trabalha basicamente de forma independente, mas, no caso de panes ou sobrecarga devido a muito material de alimentação, envia sinais às demais máquinas, instaladas antes e na sequência, para ajuste do ritmo de operação. O controle de alimentação Continuous Feed System (CFS) garante ainda um uso otimizado dos britadores que, assim, são alimentados uniformemente com material. Além disso, uma conexão de todas as máquinas oferece segurança: se em uma combinação de plantas for pressionada uma parada de emergência, param logo todas as plantas. Este conceito permite evitar danos ou situações de sobrecarga.

Na aplicação em Trinidade e Tobago, a empresa responsável conseguiu duplicar a disponibilidade e a capacidade comparativamente às plantas usadas antes na pedreira com a ajuda da interligação em linha, tendo também sido possível aumentar a eficiência do contingente de funcionários na operação. Por norma, é colocado um operador por planta, além dos operadores da escavadeira. A interligação em linha permite controlar todo o processo com apenas dois em vez de quatro operadores. Os dois outros trabalhadores podem, assim, realizar paralelamente outras tarefas relacionadas, por exemplo, com a disponibilização de material ou a logística na pedreira.

Operação intuitiva – em circunstâncias excepcionais

La cadena de instalaciones PRO de Kleemann destaca en la piedra caliza. A cadeia de instalação Kleemann PRO se destaca em calcário. (Foto: Kleemann)

Após a entrega das novas plantas, em setembro de 2020, o projeto esteve perante um grande desafio, devido à pandemia mundial de Covid-19: o comissionamento da combinação de plantas teve de decorrer online, sem assistência no local. Apesar destas adversidades, o início do funcionamento correu bem, como demonstrado agora, um ano depois: não surgiram problemas significativos e as máquinas e ferramentas de britagem apresentam pouco desgaste. A longa durabilidade dos equipamentos se deve, por um lado, ao material pouco abrasivo e, por outro lado, a um processo muito bem coordenado e, assim, a um fluxo de material ideal.

Também o sistema de controle SPECTIVE contribuiu para um acionamento sem problemas, devido a sua operação simples e intuitiva. A exibição visual e a orientação lógica do usuário não deixam margem para erros. A operação simples permitiu que vários trabalhadores recebessem, simultaneamente, instrução para o uso do SPECTIVE, oferecendo desde o início uma alta flexibilidade para o trabalho com planta.

Manutenção e conservação simples

Para a manutenção é vantajosa a fácil acessibilidade dos equipamentos das plantas de britagem e peneiramento. Todos os pontos são acessíveis sem problemas e sem trabalhos de desmontagem relevantes. Isto facilita a manutenção regular da combinação de plantas. A mudança simples da tela da peneira na planta de peneiramento MOBISCREEN MS 953 EVO também contribui para uma operação descomplicada. “Valorizamos, sobretudo, a prontidão na procura de soluções práticas. Já conhecemos a boa colaboração das outras marcas do Wirtgen Group”, afirma Kyle Parsons, diretor de projetos responsável na Jusamco Ltd. Acresce a certeza que está sempre garantida uma assistência competente e a disponibilidade de peças através dos parceiros de contato no local.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
AMMANN: Soluções competitivas e integradas
Com uma linhagem familiar de sucesso, a Ammann se destaca no cenário internacional desde 1869. Hans-Christian Schneider, atual CEO da Ammann, é a sexta geração a administrar a empresa que mantém sua curva de crescimento e notoriedade.
Por que a medição de tráfego é importante?
Como o fornecedor de infra-estrutura Caltrans leva o monitoramento de tráfego para o próximo nível com as Estatísticas KiTraffic da Kistler
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL