Com peso específico

By Fausto Oliveira13 November 2014

El transportador Tractomas, de la marca Nicolas, es el más poderoso del mundo, de acuerdo al fabrica

El transportador Tractomas, de la marca Nicolas, es el más poderoso del mundo, de acuerdo al fabricante.

O transporte de cargas especiais, que às vezes envolve o carregamento de milhares de toneladas, é o tipo de atividade que produz algumas das melhores histórias no que diz respeito a soluções criativas e inovadoras, com muita tecnologia agregada e vencendo obstáculos que à primeira vista podem parecer intransponíveis. Fabricar os meios para realizar façanhas dessa magnitude é a especialidade da empresa alemã Transporter Industry International, o TII Group, que através de suas marcas Scheuerle, Nicolas e Kamag produz sistemas de transporte destas cargas ultra pesadas para muitos segmentos industriais.

A Scheuerle, de origem alemã, é a introdutora mundial dos sistemas transportadores modulares autopropelidos (SPMT, pela sigla em inglês). A Nicolas, originalmente francesa e ainda com sede nesse país, produz veículos especiais como o Tractomas, que de acordo com a empresa é o transportador mais poderoso do mundo. Por fim, a Kamag, também de origem alemã, entrega soluções de transporte para as indústrias naval, energética e logística.

“Nós fabricamos todo tipo de equipamento para transporte pesado, de maneira a servir todas as indústrias que os necessitem. A TII produz veículos com capacidades de carga de entre 20 e 20 mil toneladas”, afirma Oliver Schwarz, gerente de vendas da companhia para a América latina.

Para conseguir ter uma adaptabilidade quase total a muitas necessidades diferentes em tantos segmentos econômicos diferentes, a TII desenvolveu uma capacidade especial, que está no coração do seu negócio. A empresa projeta os sistemas transportadores de acordo com a encomenda do cliente. “Essa é a nossa capacidade mais importante”, afirma o executivo alemão, que exemplifica sua afirmação listando uma série de casos em que se utilizaram os equipamentos, entre eles o transporte de ônibus espaciais, cilindros químicos, componentes de usinas hidrelétricas e muitas outras cargas impressionantes.

SPMT

O orgulho da casa é haver inventado o conceito de transporte modular autopropelido, o SPMT. A introdução do sistema se deu nos anos 70, sob a marca Scheuerle, e desde então a empresa vem continuamente agregando inovações tecnológicas. Basicamente, se trata de um sistema em que, de acordo com a necessidade do transporte, se acoplam à mesma carga diversos módulos de trailers sobre pneus dirigíveis e autopropelidos; como é possível fazer várias configurações, o sistema SPMT tem uma versatilidade praticamente total.

Schwarz destaca um projeto de transporte da companhia brasileira Megatranz, que em 2013 transportou, do porto de Aratu, na Bahia, até a sede da Basf, uma carga de 456 toneladas por 47 quilômetros (projeto que foi tema de um artigo da Construção Latino-Americana na edição de novembro de 2013). Para a operação, foi usado um sistema SPMT Scheuerle Inter Combi com Power Booster. A configuração usada pela Megatranz era inédita no país: 480 pneus em dois reboques modulares.

O executivo destaca também que “o recorde mundial de transporte sobre rodas é nosso: foram 14.350 toneladas transportadas por 2.160 pneus dirigidos sincronicamente. Nossos clientes movem hoje em dia no mundo 70% de todo o transporte superior a 3 mil toneladas com SPMT”, afirma Schwarz. Não surpreende, se se pensa que apenas do modelo SPMT-2,43m foram vendidas até hoje 14 mil unidades.

As inovações tecnológicas no sistema SPMT não param. A Scheuerle introduziu recentemente uma versão com eixos de 1,4 metro, o mais curto do mercado; uma versão de alta velocidade chamada SPMT F; o sistema SPMT Artic para operações em temperaturas de até 40 graus negativos sem perda de capacidade de carga, entre outras novas modalidades.

Outra decisão estratégica que facilitou a difusão dos SPMT Scheuerle por todo o mundo é a possibilidade de compatibilização entre os sistemas antigos e atuais. De acordo com Schwarz, é alto tão simples como “plug and play”. “Isso funciona como se se pudesse conectar um computador de 1986 a um sistema de TI de 2014”, diz ele. Sem dúvida, é algo que ajuda a explicar por que as frotas de transportadores especiais do mundo podem agregar novos equipamentos TII sem prejuízo dos demais.

América Latina

No mercado latino-americano, o TII Group está presente em todos os países. A maioria dos negócios se faz desde a sede europeia através de especialistas em exportação, mas para algumas indústrias eles utilizam distribuidores locais especializados em transporte pesado.

O grande potencial da região é reconhecido. A empresa põe especial atenção aos seguidos anúncios de investimento em infraestrutura que se fazem atualmente em todos os países. Especificamente, a criação de centros logísticos, que por sua natureza são muito demandantes de serviços de transporte, são os mais atrativos, segundo Schwarz. Mas a construção em geral de grandes projetos também é um mercado promissor.

“Nossos veículos estão usualmente envolvidos nas etapas de construção dos projetos de infraestrutura. Notamos um crescente interesse por eles na América Latina, e esperamos que isso continue. A região é um mercado de imenso potencial, especialmente no que diz respeito à área energética. Esperamos desse mercado muitos bons resultados no futuro em toda a região. Recentemente, tivemos um desenvolvimento muito positivo no Brasil, e esperamos que este país seja um centro para futuras atividades”, afirmou o gerente de TII.

A conveniência dos sistemas modernos de transporte de cargas pesadas, tais como o SPMT, é indubitável. Eles, de fato, são muito adequados para uma região como a América Latina, que tem poucas ferrovias, crescente investimento em portos e em variadas infraestruturas energéticas, como hidroelétricas, nucleares e eólicas, todas demandantes de transporte de peças e máquinas ultra pesadas.

A mesma cadeia de investimentos obriga ao incremento das capacidades logísticas. Tudo isso põe pressão sobre os serviços de transporte especial, que seguramente continuarão investindo em equipamentos como os do TII Group enquanto esse ciclo de desenvolvimento se mantiver.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL