Com orçamento mais que o dobro do original, estádios da Copa do Mundo atrasam
By Fausto Oliveira28 January 2014
Faltando pouco mais de quatro meses para a Copa do Mundo, apenas sete dos 12 estádios prometidos para o evento estão concluídos. E de acordo com as cifras oficiais da FIFA, o orçamento de construção das arenas saltou de US$ 1,1 bilhão em 2007 para uma estimativa de gasto total de US$ 3,6 bilhões.
A cifra menor foi uma estimativa feita pela FIFA no ano de 2007, quando o Brasil adquiriu o direito de receber o evento mais importante do futebol mundial. Mas o relatório da própria entidade que foi divulgado pela imprensa nacional nos últimos dias traz a estimativa de que o custo total das obras dos estádios tenha um aumento que mais que duplica o valor inicial.
Porém, a preocupação do momento está mais forte com a entrega das obras. Os estádios das seguintes cidades ainda não estão prontos: Manaus, Porto Alegre, Cuiabá, Curitiba e São Paulo.
Esse último sofreu atrasos devido ao acidente com um guindaste de que deixou dois trabalhadores mortos. A Arena Corinthians apresentava mais de 90% de avanço nessa época, mas com a interrupção das obras a inauguração se adiou.
Curitiba
A Arena da Baixada, em Curitiba, é de longe o estádio que mais preocupação desperta pelos atrasos na construção. A obra ainda não tem o gramado sobre o campo, cadeiras, cobertura e o revestimento na parte externa da estrutura.
Recentemente, os representantes da FIFA deixaram claro para as autoridades do Paraná que o estádio por ser excluído da Copa. Seria a primeira vez que um estádio sede da Copa do Mundo ficaria de fora do evento.
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

